José Nery critica processo de licenciamento ambiental de hidrelétrica no Pará



O senador José Nery (PSOL-PA) acusou em Plenário, nesta quinta-feira (9), o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de descumprimento da legislação nacional ao aprovar de maneira atropelada o licenciamento ambiental para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que o governo federal pretende erguer no Rio Xingu, no estado do Pará.

De acordo com José Nery, o Ibama teria aprovado os Estudos de Impacto Ambiental (EIA) para o licenciamento da obra desconsiderando parecer de técnicos do próprio órgão, que apontaram a ausência de documentos essenciais para a correta aceitação do processo.

- Eis mais um exemplo de como o açodamento e a subordinação da análise técnica aos interesses econômicos ou eleitorais de determinados grupos podem se revestir no anteato de tragédias mais do que anunciadas - disse.

José Nery informou ainda que o processo de licenciamento ambiental para a construção da usina hidrelétrica foi suspenso pela Justiça Federal até que as empreiteiras Camargo Correia, Norberto Odebrecht, e Andrade Gutierrez, responsáveis pelos estudos, supram as deficiências apontadas.

Os principais estudos a serem realizados, segundo José Nery, referem-se à qualidade da água, às grutas e cavernas e, sobretudo, ao impacto sobre os povos indígenas, que estão, até o presente momento, incompletos.



09/07/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery protesta contra construção de usina hidrelétrica no Pará

José Nery acusa governo de impor "vale tudo" para construir hidrelétrica de Belo Monte

José Nery denuncia acidente ambiental com vazamento de bacia de caulim no Pará

José Nery pede suspensão da licença ambiental para construção da Usina do Belo Monte

José Nery denuncia crime ambiental em Abaetetuba (PA)

José Nery denuncia crime ambiental em Abaetetuba (PA)