José Nery denuncia crime ambiental em Abaetetuba (PA)



Ao discursar nesta quinta-feira (20), o senador José Nery (PSOL-PA) denunciou que o Rio Arienga, no município de Abaetetuba (PA), está contaminado devido a vazamento provavelmente oriundo da Usina Siderúrgica do Pará (Usipar), já interditada. O senador disse que peixes estão morrendo e que a contaminação está prejudicando a população ribeirinha.

- Desastres sócio-ambientais não se constituem novidade na Amazônia; sua enorme e cotidiana recorrência apenas expõe o quanto o Estado brasileiro tem sido negligente e, muitas vezes, cúmplice de um determinado padrão de desenvolvimento que coloca a busca do lucro fácil acima de qualquer princípio ético e de defesa do nosso maior patrimônio, representado por nossa inigualável biodiversidade - disse.

O senador afirmou que a pesca é a principal fonte de alimento e renda da população ribeirinha local e, além da mortandade de peixes, os habitantes estão sujeitos a graves problemas de saúde.

Segundo autoridades ambientais do Pará, disse o senador, a provável fonte de contaminação é a Usipar, localizada no município de Barcarena. De acordo com a imprensa, alguns moradores locais ouviram uma explosão no último dia 7, e no dia 9 peixes já apareceram mortos. Alguns ribeirinhos teriam apresentado alergia, coceira, lábios inchados e mal-estar.

- O que chama a atenção é que a empresa envolvida recebe investimentos públicos e se beneficia de benefícios fiscais. Ora, o mínimo que deveria ser cobrado é a mais rigorosa obediência às leis ambientais e trabalhistas por parte desses empreendimentos - afirmou.

Na opinião do senador, o Poder Público deveria agir preventivamente para evitar desastres como esse. De acordo com José Nery, o grupo Cosipar/Usipar já foi denunciado também como co-responsável pela exploração de trabalho escravo em uma carvoaria do grupo JR Carvão Vegetal.

- Além de exigir a adoção de medidas imediatas visando enfrentar a emergência decorrente do desastre ambiental, com interdição das atividades da empresa e o atendimento às famílias atingidas, é indispensável repensar esse modelo de desenvolvimento excludente e autoritário que produz o triste cenário de devastação socioambiental na Amazônia e especificamente no estado do Pará - afirmou.

Direitos humanos

José Nery aproveitou para fazer outra denúncia: a de que militantes dos direitos humanos estariam sendo ameaçados de morte no Pará. O senador citou o bispo católico dom Flávio Giovenale como um dos ameaçados e pediu proteção oficial para o religioso. Em aparte, o senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou o pronunciamento do colega paraense.



20/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery denuncia crime ambiental em Abaetetuba (PA)

José Nery lembra os 127 anos de Abaetetuba

José Nery denuncia acidente ambiental com vazamento de bacia de caulim no Pará

José Nery denuncia descaso com a saúde no Pará

José Nery denuncia autoritarismo da Vale do Rio Doce

José Nery denuncia trabalho escravo no sul do Pará