José Nery protesta contra construção de usina hidrelétrica no Pará



O senador José Nery (PSOL-PA) voltou a criticar o processo de licenciamento ambiental que permitirá a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Ao discursar em Plenário, nesta quarta-feira (21), ele disse que o processo está sendo conduzido pelo governo federal "de forma açodada e autoritária".

José Nery argumentou que "não se trata de uma rejeição ideológica e apriorística ao aproveitamento do Rio Xingu [onde será construída a usina], mas sim de evitar um desastre socioambiental como o da Usina de Balbina, no Amazonas".

De acordo com o senador, o governo federal promoveu em setembro quatro audiências públicas "que, na verdade, representaram uma farsa marcada pela falta de transparência e pela presença da Força Nacional de Segurança, em aberto constrangimento aos que pretendiam criticar o projeto".

Ao comentar o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) produzido para o licenciamento da obra, o parlamentar afirmou que esse relatório foi aprovado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) "sob evidente pressão da Presidência da República".

- O custo maior desse empreendimento será social e ambiental - alertou ele.

Segundo José Nery, a usina será construída "ao preço da destruição de um extraordinário monumento à biodiversidade, a Volta Grande do Xingu". Esse local, ressaltou ele, possui cachoeiras, corredeiras, arquipélagos e canais naturais rochosos. Além disso, mais de 20 mil pessoas teriam de ser deslocadas e populações indígenas de diversas etnias seriam "fortemente afetadas".

- A energia produzida em Belo Monte será destinada, quase que exclusivamente, às indústrias eletrointensivas do alumínio - protestou.

O senador destacou que um grupo de pesquisadores de várias universidades, nacionais e estrangeiras, apresentou suas críticas à obra por meio de um documento intitulado "Análise Crítica do Impacto Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte", que foi anexado ao processo de licenciamento. Ele frisou ainda que o Ministério Público Federal no Pará interpôs diversas medidas visando suspender o processo.



21/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede suspensão da licença ambiental para construção da Usina do Belo Monte

José Nery protesta contra violência policial no Pará

Hartung protesta contra construção de hidrelétrica na fronteira Minas/Espírito Santo

José Nery protesta contra decisão do Tribunal de Justiça do Pará

José Nery protesta contra decisão de tribunal que inocentou juíza no Pará

Patrocínio comunica leilão para concessão e construção de usina hidrelétrica em Tocantins