Comissão aprova moção de repúdio contra presidente da Funai
A comissão temporária externa do Senado constituída para analisar a demarcação de terras indígenas no Brasil encaminhará moção de repúdio contra as declarações atribuídas ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Pereira Gomes, de que os índios Cinta-Larga estariam exercendo o direito de defesa de suas terras ao assassinar garimpeiros que exploravam diamantes ilegalmente em sua reserva. A proposta da moção foi apresentada pelo senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS).
- Propondo que os índios podem defender suas terras matando os que as invadirem, o presidente da Funai também estaria autorizando os fazendeiros a matar os sem-terra que ocuparem suas fazendas? Não podemos concordar com uma posição destas. O pior é que a Funai é uma instituição do governo federal. Será que essa proposta também é do governo? - indagou Juvêncio da Fonseca.
Na avaliação do senador pelo Mato Grosso do Sul, Mércio Gomes deveria ser demitido do cargo que ocupa, sob pena da população interpretar que o governo defende a sua teoria. Favorável à moção, o senador Augusto Botelho (PDT-RR) defendeu a nomeação de um índio para presidir a Funai. Ele opinou que os indígenas têm competência suficiente para administrar políticas em seu próprio benefício e não necessitam de representantes de outro grupo étnico para representá-los.
O relator da comissão da Câmara que está estudando a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol, deputado Lindberg Farias (PT-RJ), também pediu a demissão de Mércio Gomes. Logo em seguida, o presidente da comissão do Senado, Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), obteve o apoio dos demais parlamentares para sua proposta de incluir na moção o repúdio ao comentário feito pelo presidente da Funai de que o relatório apresentado por Lindberg sobre a demarcação da área "parece coisa de E.T. (extraterrestre) vindo das trevas da história brasileira".
20/04/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Crivella celebra 61 anos da criação de Israel e defende moção de repúdio contra presidente do Irã
Comissão revoga Moção de Repúdio à China e aos Estados Unidos
Mozarildo comunica aprovação de nota de repúdio a declarações do presidente da Funai sobre chacina
CRE ACOLHE MOÇÃO DE REPÚDIO A TESTES NUCLEARES NA ÍNDIA
Mercadante apresenta moção de repúdio ao golpe militar de Honduras
Suassuna critica demora na votação de moção de repúdio a Fidel Castro