José Nery: 'Defensores públicos são os combatentes da justiça e da igualdade'



O senador José Nery (PSOL-PA) saudou os defensores públicos do país, por atuarem em "uma das mais relevantes instituições públicas, comprometida com a democracia, a igualdade a construção de uma sociedade justa e mais solidária". Acrescentou que os defensores são "os combatentes da Justiça e da igualdade".

Nery entende que ainda se deve lutar muito no país para que seja "alcançada a tão desejada igualdade entre os indivíduos, que não se efetiva apenas no campo político ou jurídico, mas sobretudo no campo econômico".

O senador opinou que, enquanto não se alcança essa igualdade entre as pessoas, os defensores públicos "seguirão tendo um papel indispensável" para garantir que as pessoas mais pobres consigam o acesso à justiça. Ele pediu ao governo federalmais verbas para que a Defensoria Pública da União realize concurso público e aumente o número de defensores.

José Nery agradeceu o apoio da Associação Nacional dos Defensores Públicos à Proposta de Emenda Constitucional 438/01, já aprovada pelo Senado e parada na Câmara dos Deputados, que prevê a expropriação de áreas, urbanas ou rurais, onde for constatado o trabalho escravo. Informou que várias entidades, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entregarão nesta quarta-feira (26) um documento com cerca de 300 mil assinaturas pedindo a aprovação da PEC 438/01.



25/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery saúda defensores públicos brasileiros reunidos em congresso nacional

Defensores públicos querem definir ações para aproximar a Justiça dos cidadãos

José Nery protesta contra decisão do Tribunal de Justiça do Pará

Senado homenageia defensores públicos

Gim Argello homenageia defensores públicos

Senado homenageia defensores públicos