José Nery informa que parlamentares brasileiros acompanharão referendo na Bolívia



O líder do PSOL no Senado, José Nery (PA), comunicou em Plenário que três senadores e um deputado viajam nesta sexta-feira (8) para a Bolívia, onde acompanharão, como observadores internacionais, o referendo revogatório a ser realizado naquele país neste domingo (10). Os parlamentares brasileiros, informou Nery, vão participar também, na segunda-feira (11), da avaliação do processo, que poderá revogar os mandatos do presidente da República e dos governadores bolivianos.

José Nery explicou que o referendo revogatório, já transformado em norma constitucional na Venezuela, possibilita aos eleitores reavaliar os governantes eleitos que já cumpriram 50% do mandato. Na hipótese de serem considerados ineficientes, seus mandatos são revogados e novas eleições são realizadas.

O senador considera essa experiência importante e, em sua opinião, pode ser adotada em outros países. Para ele, é necessário assegurar a implementação de mecanismos democráticos e, nesse contexto, defende que o assunto seja incluído nas discussões do Parlamento brasileiro a respeito da reforma eleitoral.

Participam da comitiva, além de José Nery, o deputado Nilson Mourão (PT-AC), coordenador do grupo, e os senadores João Pedro (PT-AM) e Inácio Arruda (PCdoB-CE).

Ficha suja

Em seu pronunciamento, José Nery também registrou sua discordância quanto à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), tomada na quarta-feira (6), que permite aos candidatos condenados em primeira instância disputar eleições. Ele disse que vai sugerir, na próxima reunião de líderes, que o Senado aprove rapidamente projeto de lei de autoria do senador Pedro Simon (PLS 84/08) que impede políticos com "ficha suja" de se candidatarem a cargos eletivos.

A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda exame em Plenário, para - caso seja aprovada no Senado - ser encaminhada à análise da Câmara dos Deputados. Em sua opinião, é necessário haver legislação específica sobre o assunto para que tal impedimento seja efetivado.

O senador disse que a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgará nesta sexta-feira uma lista de candidatos que foram processados em primeira ou segunda instância. No entanto, salientou, a relação serve apenas como orientação aos eleitores sobre os nomes que vão escolher para assumir mandatos a partir destas eleições.



08/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery informa visita de comissão de parlamentares ao ministro do Trabalho

Senado vai comemorar lançamento da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010, informa José Nery

José Nery saúda trabalhadores brasileiros pelo 1º de Maio

José Nery diz que parlamentares cobraram do ministro Carlos Lupi retomada da fiscalização do trabalho escravo

José Nery saúda defensores públicos brasileiros reunidos em congresso nacional

Técnicos brasileiros acompanharão análise de caixas-pretas do AF 447