José Nery pede a Garibaldi que PF faça varredura em todos os gabinetes



O senador José Nery (PSol-PA) informou ao Plenário ter encaminhado ofício ao presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, solicitando que ele convoque a Polícia Federal para realizar "uma varredura em todos os gabinetes" da Casa para verificar se existe algum telefone "grampeado". Ponderou que a Polícia do Senado só fez varredura nos gabinetes dos senadores citados pela revista Veja e outros órgãos da imprensa como vítimas de escuta ilegal.

Nery relatou que o diretor afastado da Agência Brasileira de Informações (Abin), delegado Paulo Lacerda, contestou na tarde desta terça (9), em depoimento no Congresso, versão do ministro da Defesa, Nelson Jobim, sobre a capacidade dos equipamentos comprados pela agência. Lacerda disse que a Abin não possui equipamentos para escutas telefônicas enquanto o ministro disse o contrário à imprensa, lembrou o senador.

Para José Nery, o Congresso deveria modificar a legislação para punir com mais rigor as escutas ilegais privadas. Informou que pretende apresentar emenda com essa finalidade a um projeto do senador Romeu Tuma (PTB-SP), o qual obriga as empresas de venda de equipamentos de escuta que mantenham obrigatoriamente um cadastro dos compradores.



09/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery diz que decisão do STF atingirá todos os indígenas do país

José Nery apóia voto aberto para todos os casos

José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo

José Nery pede o fim do bloqueio econômico a Cuba

José Nery pede que governo não extradite Cesare Battisti

José Nery pede convocação coercitiva de três acusados de pedofilia no PA