José Nery pede aprovação da PEC do Trabalho Escravo



O senador José Nery (PT-PA), em discurso nesta quarta-feira (11), enalteceu o lançamento da Frente Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, ocorrido na semana passada, e pediu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 438/01, em tramitação na Câmara dos Deputados. Ele anunciou ainda uma ação promovida pela Câmara Municipal de Belém, que organizou um abaixo assinado pedindo urgência para essa votação.

Nery também denunciou um crime ambiental ocorrido em Barcarena (PA), onde estão sediadas grandes empresas extratoras de alumínio e caulim: o Rio Pará está poluído, e precisou ser interditado, sendo proibida a utilização de suas águas para consumo humano e banho e suspensa a pesca. Na última terça-feira, 300 moradores protestaram em frente à prefeitura exigindo explicações, pois até agora as autoridades competentes não identificaram os responsáveis, apesar de o senador acreditar ser alguma empresa da região.

Uma nota dos movimentos sociais, ambientalistas e de várias entidades de Fortaleza também foi lida pelo parlamentar, em solidariedade ao ex-deputado, ambientalista e consultor do movimento ecológico Greenpeace, João Alfredo Teles, que está sendo processado pela Secretaria de Meio Ambiente daquela capital. Ele escreveu artigo publicado nos jornais do estado em que denuncia crimes ambientais, com o avanço da especulação imobiliária em áreas como os manguezais.

Gaúchos

José Nery também manifestou solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, que vem enfrentando problemas com escândalos de corrupção no Executivo

- Lamento que o estado tenha ficado entregue à sua própria sorte - disse.

O senador também criticou a forma violenta pela qual as manifestações populares foram reprimidas pela polícia e anunciou que seu partido protocolou na Assembléia Legislativa um pedido de impeachment da governadora Yeda Crusius, por considerar "insustentáveis os fatos denunciados". Na quinta-feira, na reunião da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembléia, os parlamentares analisarão requerimento para a realização de diligência para verificar os fatos, e obter explicações para "os desmandos e o tratamento policialesco e de discriminação" contra os manifestantes.



11/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery participa de manifestação pedindo aprovação da PEC do trabalho escravo

José Nery espera aprovação da PEC do trabalho escravo ainda este ano

José Nery organiza ato pela aprovação da PEC que determina expropriação de terra onde há trabalho escravo

José Nery e Suplicy pedem a Chinaglia rapidez na aprovação da expropriação de terras onde há trabalho escravo

José Nery luta pela aprovação, na Câmara dos Deputados, da PEC que aumenta punição para quem explora trabalho escravo

José Nery divulga ato contra trabalho escravo