José Nery pede o fim do bloqueio econômico a Cuba



Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (19), o senador José Nery (PSOL-PA) pediu o fim do bloqueio econômico a Cuba. O senador espera que o futuro presidente norte-americano, Barack Obama, acabe com o bloqueio imposto pelos Estados Unidos que impede o livre comércio com a ilha desde 1962.

José Nery expressou a enorme satisfação de ter encontrado o presidente cubano, Raul Castro, que visitou Brasília na véspera. Castro esteve no Brasil para participar da Cúpula da América Latina e do Caribe.

O senador acrescentou que a revolução cubana, com a tomada do poder em 1º de janeiro de 1959, é um fato histórico. Para José Nery, o momento em que o ditador Fulgêncio Batista fugiu de Cuba marcou "o início de nova era para a humanidade".

- Nosso respeito e admiração por Cuba só aumentam. A revolução materializou a luta antiimperialista travada por seres humanos que não se curvam diante do capital. É a prova de que o homem pode viver sem estar submetido à lógica capitalista que transforma tudo e todos em mercadoria - disse.

José Nery acredita que Fidel Castro e Che Guevara são símbolos de uma era. Foram jovens, registrou, que enfrentaram e venceram não só o regime de um ditador local, mas também "a fúria do país mais poderoso que a humanidade já conheceu, os Estados Unidos da América". O senador afirmou que as idéias que movem a revolução cubana estão mais vivas do que nunca na mente daqueles que dedicam sua vida à luta pelo socialismo.

José Nery também destacou que a ilha ostenta "invejáveis índices sociais", mesmo estando sujeita ao pesado bloqueio comercial. Segundo o senador, Cuba foi em 2007 o 51º país em desenvolvimento humano de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), ficando entre os países de alto índice de desenvolvimento humano. Em 2008, o país subiu para o 48º lugar na lista.

Em aparte, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) disse acreditar que, se houver melhora na relação entre Cuba e os Estados Unidos, a ilha poderá solucionar alguns problemas com os quais precisa conviver porque está em guerra com os EUA, como a censura à imprensa e a pena de morte.

Presidência

Ao encerrar o discurso, José Nery registrou que, em 2009, o Fórum Social Mundial será realizado em Belém e expressou seu apoio à candidatura do senador Tião Viana (PT-AC) para a presidência do Senado. Para José Nery, a presidência de Viana será uma gestão que ajudará a valorizar o Senado. O senador acredita que o próximo presidente deverá trabalhar pela reforma política, pela reforma tributária e por medidas que signifiquem melhora nas condições de vida do povo brasileiro.

O senador Cristovam Buarque, em aparte, também informou que apóia a candidatura de Tião Viana. A senadora Marina Silva (PT-AC) agradeceu o apoio à candidatura petista à Presidência da Casa. Todos elogiaram, também, a atuação do atual presidente Garibaldi Alves Filho, candidato à reeleição. Na presidência da sessão, o senador Mão Santa (PMDB-PI) destacou que é importante haver alternância de partidos no comando dos Poderes da República.



19/12/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão pede fim de bloqueio econômico dos EUA a Cuba

Nery se solidariza com povo cubano e pede fim do bloqueio econômico

João Pedro apresenta abaixo-assinado pelo fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba

Suplicy pede a Obama que anuncie fim do bloqueio dos EUA a Cuba durante visita ao Brasil

José Nery alerta para expectativa exagerada de crescimento econômico na Região Norte

BENEDITA QUER FIM DE BLOQUEIO A CUBA