José Nery pede libertação de líderes dos sem-terra presos no Piauí



Ao discursar nesta terça-feira (25), o senador José Nery (PSOL-PA) prestou solidariedade e exigiu a libertação de dois líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra presos no município de Demerval Lobão (PI). O senador explicou que, na sexta-feira (21), houve conflito entre os sem-terra e a tropa de choque da Polícia Rodoviária Federal no município, quando foram presos os líderes José Romualdo Brasil e Jivaldo Costa. De acordo com José Nery os dois estão presos até o momento sem acusação formal.

José Nery disse que os policiais reprimiram os sem-terra com "extrema violência, agredindo crianças, mulheres e idosos que se encontravam no protesto e no ato de fechamento da rodovia BR-316.

- É triste que tais fatos ocorram em nosso país. Infelizmente, os movimentos sociais ainda são tratados como caso de polícia pelas autoridades. Mais triste ainda é ver um estado como o do Piauí, onde o governador pertence ao PT, utilizar ou permitir que se utilize tais procedimentos para tentar resolver conflitos pela posse da terra e pela reforma agrária - lamentou José Nery.

O senador informou que trabalhadores sem terra do Piauí reivindicam a desapropriação da Fazenda Buriti para reforma agrária.



25/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery pede libertação de manifestantes do movimento dos atingidos por barragens

José Nery defende a libertação de Cesare Battisti

José Nery celebra libertação de ativistas do Pará

Suplicy pede libertação de jovens presos nos Estados Unidos

José Nery presta solidariedade a cubanos presos nos Estados Unidos

José Nery defende PEC que prevê expropriação de terra onde for constatado trabalho escravo