BENEDITA QUER FIM DE BLOQUEIO A CUBA



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) considerou hoje (dia 20) que a visita do papa João Paulo II a Cuba, a ser iniciada amanhã (dia 21), traz a esperança da extinção do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos àquele país. "É covardia desejar que o bloqueio continue, pois ele tem impedido o desenvolvimento econômico de Cuba", disse.

Na opinião de Benedita, a visita do papa acaba com o mito de que não há liberdade religiosa em Cuba. "Existe o espírito cristão nos cubanos", afirmou a senadora, para quem João Paulo II terá a tarefa fundamental de pregar o Evangelho e estimular a religiosidade do povo cubano.

- Cuba, sem dúvida, é um ilha maravilhosa e Fidel Castro, longe de ser uma pessoa carrancuda, é uma figura carismática e encantadora. Quem visitou Cuba, como eu por duas vezes, viu o excelente trabalho na área de educação desenvolvido por Fidel - ponderou Benedita da Silva.

Em aparte, o senador Artur da Távola (PSDB-RJ) comentou que, na sua opinião, o bloqueio norte-americano a Cuba é um dos "menos inteligentes" praticados no mundo atualmente. Távola também apontou João Paulo II como o "papa mais político deste século".



20/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DIZ QUE VISITA PAPAL ACABARÁ COM BLOQUEIO A CUBA

Simon quer fim da guerra no Iraque e do bloqueio a Cuba

Suplicy quer adiar votação de requerimentos sobre bloqueio a Cuba e fechamento de Guantánamo

Comissão pede fim de bloqueio econômico dos EUA a Cuba

José Nery pede o fim do bloqueio econômico a Cuba

Suplicy critica bloqueio norte-americano contra Cuba