Nery se solidariza com povo cubano e pede fim do bloqueio econômico
Ao comentar o afastamento do ex-presidente de Cuba Fidel Castro, o senador José Nery (PSOL-PA) solidarizou-se com o povo cubano e defendeu o fim do bloqueio econômico estabelecido pelos Estados Unidos há cerca de 40 anos. Para o senador, Fidel Castro é uma referência mundial de luta e resistência e está "cravado" na história latino-americana.
- Houve 22 tentativas de assassinato pelo serviço secreto americano. Houve tentativas de invasão a Cuba, como a da Baía dos Porcos, no tempo do governo Kennedy, e tantas outras, mas o regime resistiu heroicamente. Mais do que isso, Fidel Castro colocou Cuba na geografia mundial pelos inúmeros resultados positivos alcançados pela revolução - comentou.
José Nery também lembrou que, com o fim da União Soviética e o reforço do bloqueio econômico dos Estados Unidos, Cuba perdeu 90% das importações de petróleo, 80% do seu comércio exterior e 34% do Produto Interno Bruto (PIB). Frente a esse quadro, o parlamentar disse que o governo cubano precisou tomar medidas drásticas de racionalização do uso de energia e de derivados de petróleo, implantando um planejamento chamado "Período Especial", que criou espaços para a iniciativa privada nas áreas de mineração e turismo, além da permissão para negócios autônomos e o cooperativismo nas áreas rurais.
- A grande vergonha é que o presidente dos Estados Unidos mantenha uma base de prisão e tortura em território cubano, em Guantánamo. Esse é o governo americano. Só haverá uma distensão maior em Cuba quando se quebrar o cerco total à ilha e os Estados Unidos pararem de apoiar ditadores sanguinários no mundo todo, como foi o caso de Suharto na Indonésia, e de bradar que falta democracia em Cuba - concluiu.
28/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Nery pede o fim do bloqueio econômico a Cuba
Comissão pede fim de bloqueio econômico dos EUA a Cuba
José Nery pede ação do governo contra violência ao povo do Saara Ocidental
José Nery solidariza-se com greve de auditores fiscais
Inácio Arruda se solidariza com a luta do povo palestino
João Pedro apresenta abaixo-assinado pelo fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos a Cuba