TÁVOLA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA OBRA DE CRUZ E SOUSA



A batalha entre a depressão e a redenção foi uma característica permanente na obra de Cruz e Sousa. A opinião é do senador Artur da Távola (PSDB-RJ), para quem os últimos sonetos do poeta revelam um momento de sublimação na sua poesia. "Nos últimos sonetos, Cruz e Sousa vive a redenção de uma vida de auto-sofrimento, fadada ao conflito entre a sensibilidade e a opressão de uma infância sofrida, numa sociedade que não admitia o negro naquelas alturas intelectuais".

Artur da Távola chamou atenção para a musicalidade nos sonetos do poeta. "Cruz e Sousa busca o encontro da palavra com a música, despertando sentimentos que escapam do controle da razão. Essa é uma das marcas de sua genialidade", observou.

O senador descreveu as diversas vertentes da obra do poeta, que vão da "procura do eu profundo, cara ao romantismo" à pureza do verso, característica do parnasianismo. Para o senador a obra de Cruz e Sousa, como toda a poesia, "percorre instâncias que a política depois percorre com ações concretas".

- A arte vai na frente e expressa dramas existenciais, pessoais, humanos, sociais, políticos, espirituais, religiosos. São esperanças que estão na política, porque estão na profundidade do ser humano - afirmou.



19/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


RONALDO: OBRA DE CRUZ E SOUSA É VIBRANTE, CHEIA DE EXALTAÇÃO

Angela Portela ressalta importância de obra do PAC 2

Luiz Otávio ressalta importância da formação de mão-de-obra qualificada

José Nery ressalta importância da obra de Niemeyer na arquitetura mundial e brasileira

ANUNCIADOS VENCEDORES DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA

APROVADA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA