José Pimentel apoia projeto que dá poder para defensorias estaduais disporem do próprio orçamento




Durante sessão em homenagem ao Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado no dia 19 deste mês, o senador José Pimentel (PT-CE) defendeu a aprovação de proposta de sua autoria que fortalece a autonomia orçamentária das defensorias públicas dos estados.A proposta está em exame na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

- Nós, que somos de uma região muito pobre, em que o Poder Judiciário é muito frágil, sabemos que é na Defensoria Pública em que ampla maioria dos trabalhadores, das donas de casa, daqueles que produzem a riqueza nacional têm como defensores - declarou em Plenário, nesta quinta-feira (26).

O parlamentar explicou que as defensorias estaduais, de acordo com o projeto (PLS 225/11) passariam a administrar o orçamento de pessoal, até agora a cargo do Executivo. A mudança proposta reduz o limite de despesas do Poder Executivo de cada estado com pessoal de 49% para 47% da receita corrente líquida. E a Defensoria Pública do estado passaria a dispor de 2% dessa receita para pagar seus funcionários.

Ele propõe um prazo de cinco anos para a implantação progressiva da nova repartição dos limites da despesa. Além disso, o projeto estabelece um cronograma que pode variar de um estado para outro.

José Pimentel salientou que a Defensoria Pública é instrumento fundamental no combate à miséria no país. O representante cearense aproveitou para pedir ao governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo (DEM), a implantação de Defensoria Pública no estado. O estado é dos poucos no país sem uma Defensoria Pública.



26/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel presta homenagem às defensorias públicas

José Pimentel defende autonomia administrativa das defensorias públicas

Deputado José Pimentel lê parecer da CMO sobre projeto de lei do orçamento

Senado aprova projeto que garante recursos para defensorias públicas estaduais

José Pimentel apoia redução de juros e elogia condução da economia brasileira

José Pimentel espera aprovação do Orçamento e do PPA ainda nesta semana