José Pimentel defende autonomia administrativa das defensorias públicas



O senador José Pimentel (PT-CE) saudou, em pronunciamento nesta quarta-feira (21), a aprovação pela Câmara do Projeto de Lei Complementar 114/2011, que estabelece a autonomia das defensorias públicas, e manifestou esperança de que a presidente da República, Dilma Rousseff, sancione a matéria. Para José Pimentel, a autonomia administrativa, financeira e orçamentária é um reconhecimento ao trabalho essencial desempenhado pelos defensores públicos:

- Vai trazer um grande avanço a um setor do Estado que trata da defesa dos mais pobres, dos mais sofridos, daqueles que mais necessitam - disse o senador.

José Pimentel lembrou que, ao assumir o Ministério da Previdência Social (2008), a Defensoria Pública foi essencial para o esforço destinado a acelerar a tramitação de cerca de 5,4 milhões de ações contra o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

- Diminuímos bastante as demandas judiciais, e na Defensoria Pública tivemos sempre um parceiro para nos ajudar nesse processo de conciliação nacional - disse.

O senador, que pediu debate sobre a superlotação das prisões, "não para responsabilizar este ou aquele governo". Ele exaltou o papel dos defensores públicos na garantia de penas justas. E lembrou também a participação da Defensoria Pública em demandas por medicamentos de uso contínuo.



21/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal poderão conquistar autonomia funcional e administrativa

José Pimentel presta homenagem às defensorias públicas

Senado aprova autonomia das defensorias públicas

Aprovada autonomia orçamentária para defensorias públicas

Promulgada emenda que concede autonomia às defensorias públicas

Congresso promulga emenda que dá autonomia às defensorias públicas