José Pimentel critica mudança da sede do Dnocs para Brasília



Em pronunciamento nesta segunda-feira (8), o senador José Pimentel (PT-CE) se disse contrário à mudança da sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) de Fortaleza para Brasília. A mudança ainda é uma sugestão estudada pelo governo federal. Para o senador, mudar a sede do Dnocsnão não faria sentido e prejudicaria a população mais pobre, que não teria como fazer seus pleitos.

- É a mesma coisa de se dizer: aquele que tem sede não pode falar, não pode pedir água, porque quem pode ofertar está muito distante. Sou radicalmente contra retirar um órgão dessa competência, dessa qualidade, do seu meio, que é a Região Nordeste, que é o semiárido nordestino - afirmou.

José Pimentel disse acreditar que a mudança é ideia de burocratas e tecnocratas, que acreditam na diminuição da demanda. Para ele, tirar o departamento de perto da população seria o mesmo que afastar um médico do Saúde da Família dos seus pacientes para que eles não o procurassem mais. Ele disse confiar na sensibilidade da presidente Dilma Rousseff para manter o Dnocs no Nordeste.

No mesmo pronunciamento, Pimentel elogiou as ações do governo para amenizar os efeitos da grave seca que atinge  vários municípios nordestinos. Os investimentos - de mais de R$ 9 milhões - lembrou o senador, foram anunciados pela presidente em reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Entre as medidas citadas pelo senador estão a construção de cisternas de produção, a recuperação de poços profundos; o aumento dos recursos para a Garantia-Safra e a Bolsa-Estiagem; e a venda de milho aos produtores. Além disso, serão criadas linhas de crédito emergencial e novas possibilidades de renegociação  com os produtores.



08/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Eunício não quer mudança do Dnocs para Brasília

José Pimentel defende mudança no indexador das dívidas dos estados

Sede da ANP poderá ser transferida para Brasília

José Pimentel elogia migração de rádios AM para FM

José Pimentel elogia política social para o Nordeste

Congresso é espaço para debater os 'royalties', diz José Pimentel