José Pimentel homenageia Juazeiro do Norte




Em discurso no Plenário na noite desta terça-feira (12), o senador José Pimentel (PT-CE) homenageou a cidade de Juazeiro do Norte (CE), que completa 100 anos no próximo dia 22. Pimentel disse que o município nasceu do binômio "trabalho e fé", lembrando que seu primeiro prefeito foi o padre Cícero.

O senador fez um rápido relato da história de padre Cícero, uma liderança religiosa e política que fez com que a região tivesse destaque no Ceará. Pimentel relatou que, para o padre Cícero, a principal fonte de escravidão da época era a limitação do acesso à água nascente. Ao enfrentar as oligarquias da época, padre Cícero virou referência para os mais pobres, até se tornar prefeito da cidade.

De acordo com Pimentel, Juazeiro do Norte hoje é um pólo cultural, com mais de 20 cursos superiores. A região também tem grande apelo turístico, já que são três grandes romarias religiosas por ano, com mais de 2 milhões de peregrinos.

- É a fé de um povo que acredita em sua região e seu país - afirmou

Kátia Abreu

José Pimentel também manifestou sua discordância com o pronunciamento da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), em que a parlamentar comenta artigo publicado no jornal espanhol El Pais e reproduzido no jornal O Globo, na edição dessa segunda-feira (11). O autor critica a passividade da sociedade brasileira diante de denúncias de corrupção do governo.

Pimentel disse que a senadora usou o artigo para "tentar agredir as instituições brasileiras, dizendo que elas não funcionam e que a corrupção é uma regra geral na sociedade brasileira". Ele lembrou que na década de 50 também houve manifestações parecidas de alguns articulistas, quando o então presidente Juscelino Kubitschek foi acusado de corrupção. Pimentel acrescentou que, logo após o governo JK, veio "um período crítico" para o Brasil, com o golpe militar. O senador recordou que a ditadura contou com a sustentação política da Aliança Renovadora Nacional (Arena), que se transformou em PDS e, na sequência, em PFL e DEM - que é o partido da senadora Kátia Abreu.

- Vi na imprensa que a senadora vai deixar o DEM. Eu sempre fui filiado ao mesmo partido e não preciso esconder minha legenda - disse Pimentel. 

O senador lamentou o discurso da colega e elogiou o trabalho de instituições como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e o Poder Judiciário. Ele disse também que o povo brasileiro "trabalha muito" para ser, em breve, a quinta economia do planeta.



12/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senadores comemoram centenário de emancipação de Juazeiro do Norte

Inácio Arruda celebra centenário de Juazeiro do Norte

Eunício Oliveira destaca polo calçadista de Juazeiro do Norte

Ana Rita critica redução de salário de professores de Juazeiro do Norte

Lídice da Mata lamenta morte de dom José, bispo emérito de Juazeiro

José Pimentel destaca progresso de Fortaleza