Ana Rita critica redução de salário de professores de Juazeiro do Norte
Em discurso nesta quinta-feira (13), a senadora Ana Rita (PT-ES) manifestou “estranheza e preocupação” com as notícias de que professores da rede municipal de Juazeiro do Norte (CE) tiveram seus salários reduzidos. A senadora explicou que um projeto recém-aprovado na Câmara Municipal reduziu em R$ 650 o salário dos professores, que hoje recebem pouco mais de R$ 2 mil. Para Ana Rita, o município ignorou o princípio constitucional da irredutibilidade do salário.
- A notícia é de causar perplexidade – declarou a senadora.
Ana Rita disse que o projeto foi de iniciativa do prefeito Raimundo Macedo (PMDB). O motivo da redução seria a necessidade de enquadramento das contas do município às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/2000).
- O que é mais importante: valorizar os responsáveis pela cultura ou resguardar verbas para outros gastos materiais? - questionou a senadora.
Para Ana Rita, a situação é ao mesmo tempo “triste e importante”. Ela lamentou que, mesmo com recentes conquistas, os professores da educação básica da rede pública ainda sejam pouco valorizados, recebendo salários abaixo do adequado e trabalhando em condições precárias.
A senadora lembrou que, desde 2007, está em vigor o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que prevê uma complementação da União para estados e municípios, e manifestou apoio a iniciativas legislativas que pretendam excluir gastos com professores dos limites da LRF.
- Independentemente das explicações, é impossível assistir passivamente a este ato, que vai na contramão da história - afirmou a senadora.
13/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Rita critica proposta de redução da maioridade penal
José Pimentel homenageia Juazeiro do Norte
Mão Santa critica aumento para autoridades federais e o compara ao salário dos professores
Senadores comemoram centenário de emancipação de Juazeiro do Norte
Inácio Arruda celebra centenário de Juazeiro do Norte
Eunício Oliveira destaca polo calçadista de Juazeiro do Norte