JOSÉ SAAD CRITICA INICIATIVA DE CONDOMÍNIO RURAL EM SOBRADINHO
A idéia de criação do condomínio rural Alto da Boa Vista, numa área de 460 hectares, entre as cidades de Sobradinho e Planaltina, ambas do Distrito Federal, foi considerada "criminosa e oportunista" pelo senador José Saad (PMDB-GO). O projeto previa a construção de 1.008 unidades multifamiliares em blocos de apartamentos que poderiam abrigar 200 mil pessoas.
A própria Secretaria de Habitação do governo do Distrito Federal suspendeu a apreciação do processo de regularização desse condomínio, alegando a necessidade de fazer novos estudos sobre a capacidade urbanística e de captação de recursos hídricos na região.
Na opinião de Saad, mais chocante que as dúvidas levantadas em torno desse projeto é a idéia de acrescentar a uma área densamente povoada, como a de Sobradinho, 200 mil pessoas, ainda mais quando toda estimativa sobre nível populacional sempre supera a teoria.
- A implantação do projeto agravaria de maneira insuportável os equipamentos urbanos já comprometidos com os altos índices populacionais do Distrito Federal - ressaltou.
José Saad advertiu que a situação das vias de acesso a Brasília, nos horários de maior demanda do trânsito, já é dramática. Ele testemunhou que a estrada que liga Sobradinho a Brasília exige dos usuários, às primeiras horas da manhã, "exercício de paciência e serenidade".
Segundo o senador, essa situação insustentável tende a agravar-se com o inchaço populacional da periferia da capital, cidade planejada para acomodar apenas 500 mil pessoas. Ele considerou bizarro que os módulos residenciais desse condomínio estivessem projetados para blocos de apartamento, definindo estes como "estranhas formas de moradias rurais".
Saad cumprimentou o governador Cristovam Buarque pela ação rápida em defesa dos interesses da capital da República, "já tão dramaticamente afetada pelo exacerbado fluxo migratório". E manifestou seu desejo de que tudo se faça para preservar o Distrito Federal, com medidas eficazes para toda a região do entorno, do norte e do nordeste goianos, em sua opinião, diretamente afetados por toda e qualquer ação desencadeada na capital federal.
30/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
MORRE JOSÉ SAAD, EX-SENADOR GOIANO
JOSÉ SAAD DEFENDE PRODUTORES DE ALGODÃO
MAGUITO HOMENAGEIA ONOFRE QUINAN E JOSÉ SAAD
JOSÉ SAAD FALA SOBRE REGIÃO METROPOLITANA DO DF
JOSÉ SAAD ANUNCIA PROTESTO DE PRODUTORES DE LEITE EM BRASÍLIA
JOSÉ SAAD HOMENAGEIA JORNAL "O POPULAR", QUE COMPLETA 60 ANOS