Jovens de comunidades tradicionais participam de encontro em Brasília



O governo promove nesta segunda (7) e terça-feira (8) a 2ª Consulta Nacional aos Povos e Comunidades Tradicionais. O encontro pretende conhecer melhor a realidade e os anseios de grupos formados por jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pantaneiros, caboclos, de comunidades de terreiros, mestiços, ciganos e pomeranos, entre outros. O encontro será no auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, sob a coordenação da Secretaria Nacional de Juventude e do Conselho Nacional de Juventude.

De acordo com a secretária adjunta de Juventude e coordenadora da comissão organizadora do encontro, Ângela Guimarães, o objetivo é reunir ideias e sugestões para a 2ª Conferência Nacional de Juventude, que será realizada em dezembro deste ano. “Estamos em um momento que pretendemos reconhecer os direitos de cidadania a povos, até então, invisíveis ao Estado brasileiro. Essa é uma inovação da Conferência Nacional de Juventude desde 2008, seguindo a política nacional para os povos e comunidades tradicionais, que vem contando com muitas conquistas”, disse Ângela.

A primeira consulta foi realizada durante a 1ª Conferência Nacional de Juventude, em 2008. De acordo com o governo, o primeiro encontro permitiu a realização de ações que contribuíram para a integração das comunidades, além disso, ampliou e fortaleceu o debate, permitindo a participação efetiva da juventude, em toda a sua diversidade.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), cerca de 5 milhões de brasileiros fazem parte dos povos e comunidades tradicionais, ocupando um quarto do território nacional. Essas populações representam segmentos diversos — desde os mais conhecidos, como indígenas e quilombolas, até os de menor expressão, como os faxinais (que vivem no Paraná, plantam mate e criam porcos) e os pomeranos (etnia europeia que vive no Espírito Santo). Grande parte desses povos mora em lugares distantes, o que dificulta o acesso às políticas públicas.


Fonte:
Agência Brasil



07/11/2011 10:28


Artigos Relacionados


Encontro debate ações para povos e comunidades tradicionais

Rádio e TV Cultura participam do encontro mundial de comunidades da internet

Radio e TV Cultura participam do encontro mundial de comunidades da internet

Tebet saúda prefeitos que participam de encontro em Brasília

Simon registra encontro de jovens católicos em Brasília

Brasilia recebe encontro sobre proteção dos direitos de crianças e jovens