Jovens indígenas do Amazonas recebem capacitação sobre segurança alimentar
Adolescentes irão ajudar suas comunidades e municípios na busca pela segurança nutricional
Estudantes indígenas das etnias Ticuna e Kokama participam de oficinas de comunicação na região do Alto Rio Solimões, no Amazonas, desde segunda-feira (27) até o dia 13 de novembro. São 42 adolescentes indígenas das comunidades de Umariaçu (Tabatinga), Filadélfia (Benjamin Constant) e Colônia São Sebastião (São Paulo de Olivença) que atuarão, posteriormente, como multiplicadores.
A iniciativa é do Fundo das Nações Unidas pela Infância (Unicef), juntamente com parceiros. O objetivo é fortalecer a participação dos jovens indígenas para que ajudem suas comunidades e municípios a buscar soluções para segurança alimentar e nutricional.
Durante as oficinas, os adolescentes produzirão peças de comunicação, utilizando ferramentas como jornal mural, fotografia, rádio, vídeo e blog. A iniciativa faz parte do Programa Conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Alto Rio Solimões (AM) e em Dourados (MS) – PCSAN, cujo propósito é contribuir para a garantia dos direitos à saúde e à alimentação saudável para a população indígena das duas regiões.
O programa vem sendo realizado desde 2010 pelas Nações Unidas em parceria com o governo brasileiro, representado pela Fundação Nacional do Índio (Funai); Ministério da Saúde; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS); e Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
“O programa pretende fortalecer a participação dos jovens indígenas como agentes capazes de ajudar a promover mudanças em suas comunidades”, destaca a coordenadora do programa, Cristina Albuquerque.
Leia mais:
Indígenas de Guamá recebem unidades móveis de atendimento odontológico
Projetos de extensão universitária receberão mais de R$ 80 milhões em investimentos
Brasil tem quase 900 mil índios de 305 etnias e 274 idiomas
Mais de 70 mil indígenas do MS receberão atendimento odontológico
Novo programa de redução da mortalidade indígena terá apoio da Defesa
Fonte:
28/08/2012 20:33
Artigos Relacionados
Iniciadas oficinas de capacitação sobre segurança alimentar para jovens indígenas
Amazonas e Bahia realizam conferências sobre segurança alimentar
Comunidades no Amazonas recebem capacitação sobre políticas para o extrativismo
Indígenas elaboram propostas de segurança alimentar
Amazonas realiza quarta edição de conferência de segurança alimentar
Indígenas de Roraima recebem capacitação em beneficiamento de frutas e hortaliças