Jovens indígenas promovem encontro no Ceará



Será realizado a partir de sexta-feira (7) e vai até domingo (9), na Terra Indígena do Povo Pitaguary, Aldeia Monguba, em Pacatuba (Ceará) o I Encontro da Juventude Indígena do Ceará: Pela garantia dos Direitos dos Povos Indígenas.

O evento tem o objetivo de promover a troca de experiências , além de mobilizar e conscientizar os jovens sobre a sua importância no movimento indígena, abordando as demandas relacionadas à juventude.

A realização é da Comissão Organizadora do I Encontro Estadual da Juventude Indígena com o apoio da Secretaria-Geral da Presidência da República e Funai, além de organizações da sociedade civil.

“Desafios atuais do movimento indígena e da juventude” é o tema da primeiro debate, no dia 7, às 14h30, e que conta com a participação de Thiago Garcia, antropólogo e assessor da Secretaria-Geral da Presidência da República, Renato Tupiniquim, da APOINME/ Comissão Nacional de Juventude Indígena e de Dinamam Tuxá, integrante do Conselho Nacional da Juventude (Conjuve).

Estão previstos ainda o debate dos temas em cinco grupos de trabalho sobre saúde, educação diferenciada na visão do jovem indígena, terra e território, esporte e cultura e gênero e juventude. Ao final do encontro será eleita a comissão de juventude indígena do Ceará. 

Para debater problemas das comunidades nativas do Ceará, os integrantes da juventude indígena perceberam que é necessário fortalecer, mobilizar e articular as organizações dos povos Indígenas.

O projeto ganhou força durante o II Seminário Nacional de Juventude Indígena, realizado entre os dias 26 e 30 de novembro de 2013, em Brasília/DF. O evento contou com a participação de cerca de 100 jovens, representando 44 povos indígenas de todo o Brasil. 

Diante da questão de garantia dos direitos indígenas, a juventude busca  fortalecer a formação, o debate e a organização para contribuir com o movimento indígena.

Atualmente, o estado do Ceará abriga 14 povos reconhecidos pela FUNAI: Anacé, Tremembé, Jenipapo-Kanindé, Kanindé, Tapeba, Tabajara, Potyguara, Kalabaça, Pitaguary, Gavião, Kariri, Tapuya-Kariri, Tupinambá e Tupiba-Tapuia, distribuídos por 19 municípios, representando uma população de aproximadamente 22 mil indígenas.

Serviço 

I Encontro da Juventude Indígena do Ceará
7 a 9 de fevereiro de 2014
Pacatuba/ Ceará

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República 



06/02/2014 15:55


Artigos Relacionados


Eventos no Ceará promovem pesquisas na área de pesca e aquicultura

Comunidades indígenas promovem feira de agricultura

CCJ e CRE promovem audiência pública para debater atuação das Forças Armadas em terras indígenas

Cursos promovem qualificação para jovens vítimas de exploração sexual

Fábricas de Cultura promovem inclusão social de jovens em situação de risco

MJ e STF promovem encontro para debater Repercussão Geral