Jovens se apresentam para seleção do Serviço Militar



Após viajar cerca de 220 quilômetros, entre Goianésia (GO) e Brasília (DF), Paulo Henrique Araújo de Siqueira amanheceu hoje no portão principal do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), no Quartel General do Exército (QG). Com 18 anos, o jovem era um dos milhares que se apresentava ao quartel para mais uma etapa do alistamento militar.

Ainda meio sonolento, o rapaz aguardou o momento de ser chamado para receber a designação da organização militar que deverá comparecer ainda este ano para servir ou não. Ele ficou entusiasmado com a notícia de que está apto para servir e foi designado para se apresentar, no dia 21 de janeiro, à Força Aérea Brasileira (FAB).

”Desde pequeno era o meu sonho, sempre via as propagandas na TV e fiquei contente porque também queria servir na FAB.” O jovem espera aprender muita coisa dentro da Aeronáutica e contribuir com o País.

A Marinha do Brasil poderá entrar na vida do estudante Jhonata Sousa Lima, de 18 anos. Selecionado para se apresentar, em junho, no 7º Distrito Naval, o jovem de Planaltina (DF), tem a pretensão de um futuro promissor dentro da Armada. “Eu quero servir para dar início a minha carreira profissional”, completou.

Serviço militar

Desde o início de janeiro, a Comissão de Designação das Forças Armadas 01, do Comando Militar do Planalto (CMP), já recebeu mais de 7 mil jovens aptos para o cumprimento do serviço militar obrigatório. Nesta fase do alistamento, o indivíduo recebe a informação se foi selecionado para o serviço militar ou se foi dispensado por excesso de contingente.

Conforme o presidente da Comissão, major Gustavo Rasi de Almeida Prado, até o dia 17 de janeiro, prazo final da designação, a expectativa é que mais 8 mil conscritos passem por este processo. Ainda segundo o major Prado, a Comissão recebe, em média, diariamente, cerca de mil jovens.

Os que participam desta fase foram selecionados em agosto do ano passado e os indivíduos convocados vão cumprir o serviço militar a partir de março.

O período de alistamento começou no dia 2 de janeiro e vai até 30 de junho, conforme o Plano Geral de Convocação para 2015 do Ministério da Defesa. O Plano, que regula o Serviço Militar inicial, estabelece que os jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2014 devem participar do processo seletivo. Caso sejam selecionados, poderão servir a uma das três Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) a partir do próximo ano. 

Portaria

O Diário Oficial da União publicou hoje uma portaria do Ministério da Defesa sobre o Regulamento da Lei do Serviço Militar (Decreto 57.7654/66) e o Sistema de Empresas de Interesse da Defesa Nacional. A portaria traz uma lista atualizada das empresas que compõem o Sistema.

Conforme o Regulamento, os funcionários destes estabelecimentos são dispensados da incorporação no serviço militar obrigatório.

Confira aqui a lista completa das Empresas de Interesse da Defesa Nacional.

Fonte:
Ministério da Defesa



11/01/2014 15:32


Artigos Relacionados


Etapa de seleção para o serviço militar começa nesta segunda-feira (12)

Jovens têm até 30 de junho para se alistar no Serviço Militar

AGU: Serviço militar alternativo para jovens impedidos é ineficaz

Defesa apresenta cursos destinados a jovens recém-saídos do serviço militar

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR

SERVIÇO CIVIL OBRIGATÓRIO PARA QUEM NÃO FAZ SERVIÇO MILITAR