Jovens se preparam para olimpíadas internacionais de matemática
Jovens revelados pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) participam, a partir desta quinta-feira (6), em Brasília (DF), do primeiro encontro do Programa Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci) 2014.
São 24 estudantes, com idade entre 13 e 17 anos, de escolas públicas (municipais, estaduais e federais) de diversos estados, que, neste ano, vão participar de seis encontros na capital federal para ter aulas avançadas de matemática. Ao longo do ano, eles também participarão de fóruns virtuais onde terão aulas, trocarão ideias com os colegas e resolverão problemas.
“O Peci foi criado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), que coordena a Obmep, com o objetivo de oferecer treinamento de altíssimo nível para alunos de escolas públicas que sonham em participar de olimpíadas internacionais”, explica o coordenador do Peci, Paulo Rodrigues, um dos sete professores do programa.
Para chegar ao Peci, os alunos têm que conquistar medalhas na Obmep e depois ser aprovados em um processo de seleção específico. Já para conseguir uma vaga na equipe brasileira que disputa as olimpíadas internacionais de matemática, eles têm de encarar outras baterias de provas realizadas por estudantes de escolas públicas e particulares de todo o País.
Desde que foi criado, em 2009, o Peci tem conseguido colocar todo ano alunos de escolas públicas dentre os seis integrantes da equipe brasileira que disputa a mais importante das olimpíadas internacionais de matemática: a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), que em 2017 será disputada pela primeira vez no Brasil.
Sonho
Um dos alunos que estarão em Brasília nesta quinta é o carioca Alessandro de Oliveira Pacanowski, 17 anos, aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Pacanowski é hexacampeão da Obmep (seis medalhas de ouro em seis participações) e primeiro lugar geral da Obmep 2013.
“Conseguir entrar na equipe brasileira que vai disputar a IMO e depois conquistar uma premiação na olimpíada é um grande sonho, e a participação no Peci é fundamental para tentar concretizá-lo”, diz o estudante.
Em 2014, a equipe de professores do Peci foi reforçada com um campeão que conhece bem o universo de alunos para os quais dará aula: Rodrigues Sanches Ângelo, 18 anos, que traz no currículo diversas premiações em olimpíadas internacionais de matemática, incluindo uma medalha de ouro na IMO 2012.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
05/02/2014 17:57
Artigos Relacionados
Jovens de escolas públicas se preparam para olimpíadas internacionais de matemática
Café com a Presidenta: Jogos Mundiais Militares preparam o país para Copa e Olimpíadas
Instrutores dos EUA preparam policiais que atuarão na Copa e Olimpíadas
Jovens da Vila Maria preparam presentes para o Dia dos Pais
CAS homenageia vencedor das Olimpíadas de Matemática
Cursos de idiomas preparam jovens mineiros para a Copa de 2014