Jucá anuncia disposição do governo de implantar Áreas de Livre Comércio em Roraima



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), reafirmou nesta terça-feira (26) o compromisso do governo com a implantação das Áreas de Livre Comércio em Roraima. De acordo com Jucá, primeiramente será implantada a de Bonfim, na fronteira com a Guiana, tão logo seja definida a demarcação da terra indígena, e, em seguida, a de Pacaraima.

Para isso, seria necessário, conforme o senador, excluir a sede do município de Pacaraima da área indígena de São Marcos. Ele lembrou que essas duas zonas de livre comércio, a de Bonfim, e a de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, já estavam previstas desde o período em que José Sarney ocupou a Presidência da República.

Jucá informou que a obra da ponte sobre o Rio Tacutu está em andamento e irá concluir a parte terrestre da Área de Livre Comércio de Bonfim, que, por sua vez, possibilitará sua regulamentação. Ele assinalou que a documentação para tanto já se encontra nos Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento.

O líder disse ainda que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a implantação de Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs) em Roraima, como forma de complementar as áreas de livre comércio.

Bolsa de Valores

Jucá destacou ainda em seu pronunciamento a valorização ocorrida nos últimos cinco anos na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). De acordo com o senador, de 2002 até junho deste ano a bolsa teria sofrido uma valorização de 368%, sendo que o número de pessoas físicas que passaram a investir na bolsa subiu de 85 mil para 245 mil. Ainda segundo Jucá, as empresas captaram R$ 31 bilhões em 2006 com a venda de ações na bolsa, valor equivalente a 60% dos empréstimos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no mesmo período.

-O crescimento é devido à profissionalização, à boa administração e à ação concreta de capilarização, de educação para o investimento nas bolsas de valores - disse o senador.

Jucá destacou o "papel civilizador da bolsa de valores", que, em sua opinião, "é bem gerida e bem ancorada em uma regulamentação clara e democrática" no Brasil. O parlamentar ressaltou a aprovação recente pelo Congresso de legislação que fortaleceu a atuação da bolsa de valores e salientou os programas desenvolvidos pela instituição como "A Bolsa vai até você" e "Educar para a Bovespa", de caráter educativo e social.



26/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marluce pede regulamentação de áreas de livre comércio em Roraima

Jucá apoia PEC que estende vigência de Áreas de Livre Comércio na Amazônia

Mozarildo apela ao governo por área de livre comércio em Roraima

Jucá anuncia que será candidato ao governo de Roraima

Suframa realiza estudos sobre Áreas de Livre Comércio

CDR vota prorrogação de incentivos para áreas de livre comércio