Jucá apoia PEC que estende vigência de Áreas de Livre Comércio na Amazônia



Em pronunciamento nesta quinta-feira (21), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) manifestou seu apoio à proposta de emenda à Constituição (PEC) que mantém o funcionamento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) existentes na Amazônia enquanto for mantida a Zona Franca de Manaus. Em sua avaliação, a PEC, de autoria do senador José Sarney (PMDB-AP), assegura igualdade e justiça aos estados da região.

- Tenho defendido que cada Área de Livre Comércio da Amazônia vire um satélite da Zona Franca de Manaus, com orçamento próprio, no sentido de diversificar o desenvolvimento e a industrialização sustentável na Amazônia - afirmou.

Jucá lembrou que, por acordo do Mercosul, não é mais possível criar ALCs no país, o que torna importante consolidar as ALCs existentes de modo a agregar riquezas na Amazônia. Ele conta com os esforços dos parlamentares na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para que a emenda possa ser apreciada com prioridade.

Em apartes de apoio à PEC, o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) salientou que o modelo da Zona Franca é o mesmo das ALCs. Ele acrescentou que as Regiões Sul e Sudeste concentram riquezas por terem recebido volumosos incentivos fiscais desde a República Velha. O senador João Capiberibe (PSB-AP) chamou a atenção para a necessidade de se "pensar o Brasil como um todo".



21/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá anuncia disposição do governo de implantar Áreas de Livre Comércio em Roraima

PEC que prorroga incentivos para Áreas de Livre Comércio e Amazônia Ocidental passa na CCJ

CCJ pode examinar manutenção de incentivos a áreas de livre comércio e Amazônia Ocidental

CDR aprova prorrogação de incentivos para áreas de livre comércio e Amazônia Ocidental

SARNEY APÓIA ZONAS DE LIVRE COMÉRCIO

Suframa realiza estudos sobre Áreas de Livre Comércio