Jucá anuncia possível liberação de brasileiros presos na Venezuela por contrabando
Uma audiência nesta quarta-feira (7) entre representantes do governo brasileiro e da Justiça venezuelana deve resultar na liberação de seis brasileiros que foram detidos por contrabando naquele país, informou no Plenário o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR).
- Não defendemos a questão da carga apreendida, quem não pagou imposto ou estava fazendo algum tipo de desvio deve ser penalizado. Mas os motoristas são prestadores de serviço brasileiros e não mereciam estar presos - disse.
O senador sugeriu que representantes do Ministério das Relações Exteriores se reúnam com o governo venezuelano para garantir que sejam criadas regras claras para o comércio na fronteira entre os dois países, de forma que o problema não se repita.
Oito motoristas brasileiros foram presos no fim de março na Venezuela. Dois já foram libertados, mas seis estão desde então presos na cidade de San Félix, no presídio Guaiparo. Na ocasião foram apreendidas pelas autoridades venezuelanas cargas de alumínio, calcário, telha e carvão. Em protesto no início do mês, durante três horas e meia, caminhoneiros impediram a passagem de veículos entre a fronteira do Brasil com Venezuela.
07/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mozarildo Cavalcanti: Há brasileiros presos sem amparo legal na Venezuela
Mozarildo pede que Parlasul verifique situação de brasileiros presos na Venezuela
Mozarildo pede ação do governo pelos brasileiros presos na Venezuela
Hélio Costa anuncia viagem aos EUA para tentar repatriar brasileiros presos por imigração ilegal
Demóstenes defende exame criminológico obrigatório para liberação de presos
Heráclito quer esclarecimentos do ministro da Defesa sobre possível venda de armas à Venezuela