Jucá aplaude iniciativas de ministros de FHC



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), aplaudiu a iniciativa do ministro do Desenvolvimento Agrário, Raul Jungmann, de destinar a negros 20% dos cargos de confiança do ministério e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), antecipando-se a uma decisão do governo Fernando Henrique de instituir o sistema de cotas para negros e pardos em todos os níveis, inclusive em concursos públicos.

A decisão do ministro atinge também os funcionários e consultores contratados por empresas prestadoras de serviços ao ministério e ao Incra, que também precisarão observar a cota de 20% para negros, explicou Jucá.

O senador por Roraima também elogiou a postura do ministro da Agricultura e do Abastecimento, Pratini de Moraes, de endurecer a posição do Brasil nas negociações com os Estados Unidos e a União Européia, em função dos subsídios que dão a suas produções agrícolas. "O ministro faz bem em explicitar que esta política prejudica as nossas exportações e nossos agricultores", afirmou Jucá.

O líder ressaltou que Pratini defenderá, na reunião do grupo de Cairns, em Punta del Este (Uruguai), a união dos exportadores dos países em desenvolvimento contra as políticas protecionistas dos países desenvolvidos em relação a produtos agrícolas. Ele proporá fechar os mercados do Terceiro Mundo aos produtos industrializados do Primeiro Mundo, caso não seja possível diminuir os subsídios à agricultura, relatou Romero Jucá.

06/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá aplaude iniciativas para modernizar frotas pesqueiras

ROCHA APLAUDE INICIATIVAS PELA PAZ

Ana Júlia aplaude iniciativas reforma agrária no Pará

Jucá aponta conflito entre iniciativas do Plano Plurianual e ações orçamentárias

JUCÁ APLAUDE RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS

Jucá aplaude redução de acidentes em Boa Vista