Jucá comanda primeira reunião de líderes com o governo



O líder do governo no Senado, Romero Jucá, comandou, nesta terça-feira (8), a primeira reunião dos líderes partidários aliados com o secretário de Relações Institucionais do governo, ministro Luiz Sérgio de Oliveira. Em pauta, a formalização da regra de reajuste anual do salário mínimo - o governo defende piso de R$ 545 para 2011 -, o reajuste da tabela do Imposto de Renda e a definição dos projetos prioritários para votação no Senado.

VEJA MAIS

- O governo quer formalizar a regra já estabelecida de reajuste real do mínimo. É uma regra para valer agora e para os próximos anos do governo Dilma - explicou Jucá.

O parlamentar negou a existência de uma queda de braço entre o governo e as centrais sindicais em torno do salário mínimo. Segundo frisou, a regra de reajuste em questão foi formulada com o apoio dessas entidades ainda na gestão de Lula e deve continuar a ser aplicada segundo esse compromisso.

Ainda de acordo com Jucá, a adoção da fórmula de aumento do mínimo - reposição da inflação segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescida do índice de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores - impede um piso nacional maior que R$ 545 em 2011. O líder governista aproveitou para ressaltar que, em 2012, esse reajuste deve ficar entre 12% e 13%, aumento que considerou significativo.

MP

Jucá também espera que o Plenário do Senado vote, nesta terça-feira (8), a medida provisória (MP 501/10) que, entre outros temas, trata de auxílio financeiro da União a estados e municípios para incentivar as exportações. Segundo observou, a pressa para votação justifica-se pelo fato de essa MP ter de voltar à Câmara para novo exame, por ter sofrido alteração no Senado, e perder a validade no próximo dia 15.

O líder governista adiantou ainda que aguarda o envio de 22 MPs em tramitação na Câmara, que já devem chegar trancando a pauta de deliberações do Senado.

Em relação à escolha dos comandos das comissões permanentes, ele descartou a inclusão do assunto na pauta desta reunião. Jucá disse que o governo está acompanhando atentamente a indicação dos presidentes e vices das comissões temáticas, bem como a formação dos blocos partidários, mas preferiu não interferir e deixar essa prerrogativa a cargo dos líderes.



08/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reunião de líderes é cancelada, mas assessoria de Jucá diz que votações desta terça estão mantidas

Temer comanda reunião de consenso para aprovar Código Florestal

Jucá reúne-se às 11h com líderes da base do governo

Romero Jucá vai negociar separadamente com líderes partidários

Jucá vai negociar com líderes resolução que muda orçamento

Adiada para as 15h reunião de líderes