Temer comanda reunião de consenso para aprovar Código Florestal



O presidente da República em exercício, Michel Temer, se reuniu nesta quarta-feira (13) com diversas lideranças políticas na busca por um consenso para a aprovação das mudanças ao Código Florestal na Câmara dos Deputados. Após o encontro, os parlamentares informaram que existe convergência para 99% do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB/SP). Apenas três pontos devem ser motivos de debate e, se não houver entendimento, a matéria será levada ao plenário da Câmara para a decisão por meio do voto.

“Creio que iremos fechar um acordo para 98% ou 99% do relatório. A própria ministra do Meio Ambiente [Izabella Teixeira] comentou que 97% da proposta é consenso”, disse Rebelo.

O relator informou que existem divergências em dois pontos. Segundo ele, após a aprovação das mudanças não vão ser permitidos mais desmatamentos.

Aldo Rebelo disse também que é preciso ter tratamento diferente para os pequenos proprietários rurais e buscar também entendimento com relação ao perdão das multas aplicadas pelos organismos ambientais. O parlamentar entende que as multas aplicadas até o ano de 2008 seriam motivo de perdão, mas o governo – conforme informou – defende que deve perdoar infrações cometidas até o ano de 2009.

O deputado Moreira Mendes (PPS/RO), liderança dos agropecuaristas, enxerga um possível acordo na matéria. Ele deixou a reunião apostando no entendimento para votar o relatório. Moreira Mendes disse que os pontos pendentes devem merecer um debate mais aprofundado e depois serem submetidos à votação.

Fechado o acordo, o relatório poderia ser levado ao plenário dentro das próximas duas semanas. Porém, o deputado Sarney Filho, líder do Partido Verde, mostrou-se descrente com relação ao entendimento. Segundo ele, o reduzido percentual de divergência não pode ser encarado com consenso já que os pontos contrários são considerados importantes pelo PV. “O problema é que estamos divergindo nos temas principais. O Código Florestal está voltado para o passado. Isso não pode acontecer”, contou.


Fonte:
Blog do Planalto



13/04/2011 18:45


Artigos Relacionados


Eunício destaca empenho do Senado em aprovar proposta de consenso de novo Código Florestal

Sem consenso, comissão da MP do Código Florestal suspende reunião

Sarney acredita em consenso para novo Código Florestal

Braga acredita em consenso para novo Código Florestal

Tratamento especial para agricultura familiar é consenso em debate sobre Código Florestal

Senadores esperam consenso no Código Florestal