Mozarildo aplaude 37º aniversário da Zona Franca de Manaus



Ao aplaudir o transcurso do 37º aniversário da Zona Franca de Manaus, comemorado no último dia 28 de fevereiro, o senador Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR) afirmou que esse modelo de desenvolvimento representou uma ferramenta eficiente para transformar a realidade não somente de Manaus, mas também de toda a Amazônia Ocidental.

Mozarildo acrescentou que os resultados concretos desse desenvolvimento poderão ser apreciados durante a 2ª Feira Internacional da Amazônia, a realizar-se no período de 15 a 18 de setembro. O modelo da Suframa, disse o senador, não somente deve ser mantido, mas aperfeiçoado para o bem da região amazônica e de todo o Brasil.

O senador informou que somente o Pólo Industrial de Manaus gera 50 mil empregos diretos e 250 mil indiretos. Mais de 200 empresas estão certificadas pela ISO 9000, que atesta a qualidade dos produtos, e muitas delas já receberam o selo verde da série ISO 14.000, provando sua obediência aos critérios de proteção ambiental, destacou.

Mozarildo garantiu que, para cada real de incentivo fiscal concedido, o poder público arrecada cerca de R$ 0,90 em tributos e contribuições. Isso significa que a política de incentivos fiscais adotada na Zona Franca de Manaus é salutar não apenas por induzir o crescimento econômico da região, mas também por evitar a sangria dos cofres públicos, disse.

O senador por Roraima afirmou que o êxito que cerca a Suframa permite que se defenda a criação de novos pólos exportadores para estimular a localização de investimentos produtivos em outros espaços da Amazônia.

Mozarildo defendeu, ainda, a exploração sistemática das grandes potencialidades da região amazônica, tais como turismo, piscicultura e agroindústria, especialmente das frutas tropicais como cupuaçu, manga, caju e abacaxi.

- Há que se aproveitar, também, sua biodiversidade, transformando a bioindústria em grande propulsora do desenvolvimento da região - frisou Mozarildo.

Ao terminar seu pronunciamento, Mozarildo apresentou suas congratulações ao novo reitor da Universidade de Roraima, Roberto Ramos Santos, que toma posse nesta quarta-feira (3) no ministério da Educação, em Brasília.



03/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Plenário homenageará 35º aniversário da Zona Franca de Manaus

JUCÁ COMEMORA O 33º ANIVERSÁRIO DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Mozarildo defende manutenção da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora aniversário da Zona Franca de Manaus e destaca faturamento recorde no ano passado

Mozarildo: Zona Franca de Manaus bate recorde de empregos

Senado homenageia os 35 anos da Zona Franca de Manaus