Jucá comemora sanção da lei que regulamenta a profissão de taxista
Em pronunciamento nesta segunda-feira (12), o senador Romero Jucá (PMDB-RR) comemorou a sanção, pela presidente Dilma Rousseff, da Lei 12.468/11, que regulamenta a profissão de taxista.
Para o senador, a nova lei faz justiça à categoria ao definir seus direitos e responsabilidades. Jucá pediu apoio para que o teor da norma seja divulgado o melhor possível, pois agora a profissão de taxista passa a ser reconhecida em todo o território nacional, beneficiando milhares de trabalhadores.
O texto da regulamentação da profissão de taxista (PLC 27/11) foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS) em 6 de julho. Jucá lembrou que a matéria contou com o apoio unânime dos senadores.
A Lei 12.468/11 estabelece como privativa dos taxistas "a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros". A capacidade máxima do táxi é de sete passageiros.
O taxista deve ter habilitação para conduzir veículo automotor, na categoria B, C, D ou E, bem como certificação específica para exercer a profissão. O profissional é obrigado, ainda, a participar de curso de relações humanas, direção defensiva, primeiros socorros, mecânica e elétrica básica de veículos.
Jucá lembrou que a lei também trata de outras questões trabalhistas e previdenciárias relativas à profissão.
12/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Segue para sanção projeto que regulamenta profissão de taxista
Ivo Cassol comemora aprovação de projeto que regulamenta profissão de taxista
Jucá comemora aprovação de projeto que regulamenta profissão de comerciário
Lei que regulamenta profissão de taxista é publicada no Diário Oficial da União
Serys apóia projeto que regulamenta profissão de moto-taxista
Paim apresenta voto favorável ao projeto que regulamenta a profissão de taxista