Jucá: demora na votação do Orçamento 2013 vai gerar prejuízo irrecuperável



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou, nesta terça-feira (20), que é preciso buscar uma saída para que a votação final da proposta orçamentária de 2013 (PLN 24/2012), no Plenário do Congresso Nacional, aconteça rapidamente. O senador alertou que a demora na aprovação da proposta poderá gerar prejuízos irrecuperáveis para milhões de brasileiros.

- A LDO só autoriza, em caso de não aprovação do orçamento, o desembolso de 1/12 daquilo que foi enviado como custeio na proposta inicial do Orçamento encaminhada pelo executivo - explicou.

O senador disse que, sem a aprovação da proposta, a União não conseguirá cobrir as despesas referentes ao aumento do salário mínimo para R$ 674,96 e pediu urgência na aprovação do Orçamento para que as pessoas possam receber o novo valor.

- E mais: teremos um grave prejuízo para a economia do país e para os investimentos porque o orçamento das estatais, o PAC e o orçamento dos ministérios para execução de projetos não poderá ser desembolsado até março, o que gerará uma diminuição da atividade econômica e, em muitos casos, um prejuízo irreparável – ressaltou.

Jucá explicou que a proposta orçamentária possibilita ao executivo ampliar o nível de desoneração tributária para setores produtivos do país e, portanto, a demora na sua aprovação, vai fazer com que esse benefício não possa ser dado na forma e no prazo desejados pelo governo federal. O senador acrescentou que, sem a aprovação final da proposta, alguns segmentos de servidores públicos não contemplados no projeto inicial não terão aumento de 5%.

- Fica aqui o meu apelo para que se encontrem fórmulas de votação que possam fazer com que o orçamento do Brasil possa ser rapidamente aprovado - disse.



20/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá tenta viabilizar votação do Orçamento de 2013

Jucá vai propor ‘PAC dos lixões’ no orçamento de 2013

Jucá lê relatório final ao Orçamento de 2013

Jucá agradece indicação para relatoria-geral do Orçamento de 2013

Erro de redação nos valores para capacitação atrasou sanção do Orçamento de 2013, diz Jucá

Congresso Nacional conclui votação do Orçamento 2013