Jucá destaca ações da Suframa pelo desenvolvimento da Amazônia



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) destacou as realizações e projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) como agência promotora de investimentos para o desenvolvimento da Amazônia Ocidental. Ele solicitou mais recursos governamentais para a região, afirmando que somente a diversificação das atividades e o aproveitamento dos recursos naturais levarão a Amazônia a um desenvolvimento sustentável com reflexos positivos sobre a qualidade de vida de sua população e diminuição das desigualdades regionais e de concentração de renda existentes no país.

O senador lembrou que o Plano Plurianual 2000/2003 prevê para a Suframa o desenvolvimento dos programas Pólo Industrial de Manaus (PIM) e Desenvolvimento da Amazônia Legal. O PIM, explicou o senador, objetiva o fortalecimento da cadeia produtiva e o equilíbrio da balança comercial da região, por meio de atração de investimentos para produção de componentes locais e a promoção comercial com vistas ao incremento das exportações.

Relatório do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior relativo ao ano de 2000, citado pelo senador, aponta grande aumento da atividade do Pólo Industrial de Manaus e crescimento de 80% das exportações, sobre 1999. Esse desempenho, de acordo com o relatório, foi responsável pela manutenção de 46 mil empregos diretos e pelo acréscimo de mais de seis mil empregos diretos. O Conselho de Administração aprovou 158 projetos industriais no ano passado, a serem desenvolvidos na região, gerando investimentos da ordem de US$ 2, 7 bilhões.

Romero Jucá destacou os futuros projetos da Suframa, como a implantação do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), que permitirá melhor aproveitamento dos recursos naturais e de produtos oriundos da rica biodiversidade da região, e do Pólo de Cosméticos com utilização das matérias-primas regionais. Os dois projetos, segundo o senador, poderão constituir-se fonte geradora de riquezas para a população.

O senador informou ainda que, para favorecer o desenvolvimento na Amazônia Legal, a Suframa firmou convênio com governos estaduais, municipais e instituições de ensino e pesquisa como parte da Ação Fomento a Projetos de Infra-Estrutura Econômica e Social da Amazônia Legal. A estimativa é a de que essa ação tenha contribuído para a geração de 3.800 postos de trabalho a partir de 1996, beneficiando diretamente cerca de 16 mil pessoas.

08/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca papel da Suframa no desenvolvimento

Jucá destaca lançamento de livro sobre desenvolvimento da Amazônia

Jucá destaca ações do Banco do Brasil em apoio ao desenvolvimento nacional

Jucá destaca pacto pelo desenvolvimento

Suframa promove seminário de desenvolvimento sustentável na Amazônia

Jucá elogia iniciativa da Suframa de realizar a 2ª Feira da Amazônia