Jucá destaca esforço da União no combate à dengue



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou os esforços do governo federal em deter o avanço da dengue no Brasil. De acordo com Jucá, serão investidos cerca de R$ 903 milhões do orçamento do Ministério da Saúde, acrescidos de outros R$ 131 milhões, correspondentes às contrapartidas de estados e municípios.

As metas a serem alcançadas são menos de 1% de infestação pelo Aedes aegypti (mosquito transmissor da doença) em imóveis públicos, residenciais e comerciais no país; redução à metade no número de casos em 2003, em relação a 2002; e diminuição a menos de 1% nos óbitos por dengue hemorrágica. Romero Jucá lembrou que, em julho deste ano, para a intensificação dos trabalhos de combate à dengue, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Controle da Dengue (Pncd), a ser executado em conjunto com as secretarias municipais e estaduais de saúde.

- Espera-se, com esta iniciativa, estender ao máximo as medidas de prevenção e reduzir ao mínimo o número de casos da doença no país - frisou.

Na opinião do senador, a mobilização da sociedade é fundamental para evitar a reprodução do mosquito transmissor da doença. Pois, acrescentou, embora o Aedes aegypti tenha vida curta, movimentando-se a apenas 100 metros, espalhou-se por uma área onde vivem 3,5 bilhões de pessoas.



06/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca atividades do Tribunal de Contas da União

Jucá destaca alterações na tramitação do Orçamento da União

Jucá destaca relatório de ministro do Tribunal de Contas da União

Romero Jucá destaca importância do combate ao trabalho infantil

Jucá destaca luta de Tebet no combate às desigualdades regionais

Papaléo aponta pouco esforço do governo para combater a dengue