Jucá destaca relatório de ministro do Tribunal de Contas da União



O relatório do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Walton Alencar Rodrigues sobre as contas do governo referentes ao exercício de 2001 recebeu elogios do senador Romero Jucá (PSDB-RR). Para o senador, o que deveria ser apenas um ponto de vista específico da contabilidade pública transformou-se num estudo amplo e profundo do desempenho da economia brasileira.

De acordo com Jucá, o exame acurado do relator possibilita uma visão do panorama macroeconômico brasileiro, com análises abrangentes do Produto Interno Bruto, de preços, salários, nível de emprego; das políticas monetária e creditícia; da carga tributária nacional; das dívidas públicas federal, estaduais e municipais; e das necessidades de financiamento do setor público.

O ministro Walton Alencar Rodrigues, segundo Romero Jucá, também analisou as contas externas, a política cambial adotada pelo governo e seus reflexos na economia nacional. O balanços gerais da União foram examinados, tanto os da gestão fiscal e da seguridade social como os da administração indireta, permitindo uma análise geral de todos instrumentos contábeis.

"No desempenho financeiro do Tesouro Nacional, em 2001, verificou-se redução de 11,99% de déficit nominal de caixa, comparado com o resultado do ano 2000, o que demonstra a direção correta da política econômica do governo", ressaltou Jucá.

O relatório, disse o senador, também fez recomendações e sugestões no sentido de assegurar a observância dos princípios da legalidade, eficiência, legitimidade e economia na gestão pública, devendo resultar em "ações retificadoras efetivas, por iniciativa dos órgãos e entidades dos três poderes do Estado".



09/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca atividades do Tribunal de Contas da União

Jucá elogia atuação do Tribunal de Contas da União

TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO TEM NOVO MINISTRO

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União

CFC ouve presidente do Tribunal de Contas da União

Capiberibe cobra transparência do Tribunal de Contas da União