JUCÁ DESTACA IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA FARMÁCIA BÁSICA



O senador Romero Jucá (PFL-RR) elogiou hoje (dia 4) o ministro da Saúde, Carlos César de Albuquerque, pelo que o parlamentar considera um dos mais importantes projetos de saúde pública para as regiões mais pobres do país - o programa Farmácia Básica.

Conforme o senador, o significado desse programa se revela entre as populações de baixa renda, "que não dispõem de recursos econômicos suficientes para adquirir os medicamentos necessários a tratamento médico, inviabilizando-se assim a eficácia de qualquer programa de saúde pública".

Jucá disse que as doenças se agravam nas regiões mais carentes e distantes, onde há dificuldade de transporte e comunicações, como é o caso de Roraima. "Todos os senadores que representam os estados mais pobres da Federação conhecem o problema da saúde pública dos municípios, na teoria e na prática", acrescentou.

Ele explicou que, muitas vezes, existe o hospital mas não existem os equipamentos necessários ao seu funcionamento normal. Outras vezes, existem edificações e equipamentos, mas não existem médicos nem enfermeiras. "E em alguns lugares, existe tudo isso, mas não existe o medicamento. Daí, a minha satisfação com o programa Farmácia Básica", disse Jucá.



04/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá destaca importância do Senar

Romero Jucá destaca importância da Comara

Romero Jucá destaca importância do trabalho do TCU

Jucá elogia Itamaraty e destaca importância da diplomacia

Jucá destaca importância do Cade para a economia

Jucá destaca importância da regulamentação do Fundo da Pobreza