JUCÁ DIZ QUE PAÍS ESTÁ PRÓXIMO DA META DE COLOCAR TODAS AS CRIANÇAS NA ESCOLA



O senador Romero Jucá (PSDB-AP) comemorou nesta sexta-feira (dia 11) o aumento do número de crianças matriculadas em escolas no ensino fundamental. Ele disse que o Brasil se aproxima rapidamente da meta de colocar todas as crianças de 7 a 14 anos na escola. "No ano passado, atingimos o ponto mais próximo dessa meta: 96% das nossas crianças já ocupavam os bancos escolares". O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), sustenta o senador, corrigiu a má distribuição dos recursos destinados à Educação, favorecendo principalmente as regiões mais pobres.
Jucá também ressaltou o aumento considerável no número de matrículas no ensino médio - 57%, de 1994 a 1999. O senador qualificou como medidas "nitidamente social-democratas" as mudanças introduzidas nos sistema educacional pelo Ministério de Educação e o investimento do governo de US$ 500 milhões para reequipar as escolas técnicas públicas.
Na avaliação do senador, também houve avanços no ensino superior. Ele apresentou dados que indicam uma expansão de 28% no número de alunos nas universidades. Foram realizados investimentos de mais de R$ 100 milhões em bibliotecas, computadores e infra-estrutura de informatização no ensino de graduação e, além disso, o Brasil está formando mais de 12 mil mestres e perto de 4 mil doutores por ano, conforme informou Jucá.

12/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova Prêmio João Calmon para prefeitos que colocarem todas as crianças na escola

País atinge meta de vacinação e 95% das crianças são imunizadas

Vídeo | Jucá diz que está próximo um acordo sobre FPE

Tombini: BC age para colocar inflação na meta de 4,5%

Brasil aumentou atendimento de crianças em creches e na pré-escola, disse Jucá

TEBET: AUTORIDADES TÊM OBRIGAÇÃO DE COLOCAR CRIANÇAS NAS ESCOLAS