JUCÁ ELOGIA AÇÃO DO BASA NO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
Romero Jucá informou que o Basa, gestor dos recursos do Fundo Constitucional de Desenvolvimento do Norte (FNO), recebeu no ano passado repasses de R$ 337 milhões do governo federal, mas ampliou os investimentos do fundo para R$ 434 milhões com recursos próprios. A maior parte deste dinheiro é destinada aos pequenos e microempreendedores, que receberam 98% dos empréstimos. "É desnecessário enfatizar o que isso representa para a fixação do homem no campo na Amazônia", frisou o senador.
Jucá disse que há uma "crescente consciência ecológica" do corpo técnico do Basa, o que, na sua avaliação, é vital para uma região de características ambientais tão ricas e, ao mesmo tempo, tão frágeis. Segundo ele, o banco é signatário do Protocolo Verde e tem procurado condicionar a concessão de financiamentos aos princípios consagrados no documento Política Integrada para a Amazônia Legal e na Agenda Amazônia 21.
- A atuação do banco é marcante tanto na recuperação de áreas degradadas quanto na conservação e preservação do meio ambiente. Com a contribuição do Basa, está sendo implantado um sistema de informação mercadológica, com o objetivo de identificar oportunidades para a comercialização de produtos naturais de região, com o mínimo de impacto ambiental - acrescentou o senador.
Ainda em seu pronunciamento, Romero Jucá cumprimentou diretores e funcionários do Basa pelo trabalho realizado em favor do desenvolvimento da região.
- A população de todos os estados da Amazônia Legal, tenho certeza, sente-se protegida e esperançosa por poder contar com o apoio do Basa, que é nosso banco de fomento - concluiu o senador.
01/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá elogia ação do Fundescola
JUCÁ ELOGIA AÇÃO PREVENTIVA DE MINISTÉRIO EM RORAIMA
ODACIR ELOGIA AÇÃO CONTRA O TRÁFICO NA AMAZÔNIA
JUCÁ PEDE AÇÃO MAIS EFETIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO NA AMAZÔNIA
Jucá elogia fórum sobre a Amazônia
Jucá elogia atuação do Ministério do Desenvolvimento