ODACIR ELOGIA AÇÃO CONTRA O TRÁFICO NA AMAZÔNIA
O senador Odacir Soares (PFL-RO) congratulou a Polícia Federal, o Ibama, a Receita Federal o Exército, a Marinha e a Aeronáutica pela ação conjunta que realizaram para a desarticulação de uma quadrilha internacional de traficantes de cocaína na selva amazônica. Para o senador, a iniciativa comprovou a capacidade brasileira "de autodeterminação em matéria de combate a essa terrível praga contemporânea".
Odacir informou,baseado em dados de matéria publicada no jornal O Globo, que a quadrilha usava pistas de pouso clandestinas na selva brasileira para transportar 200 toneladas de pasta-base de cocaína, por ano. Dos 26 traficantes já identificados, conforme disse, 15 foram presos e sete, condenados pela Justiça Federal em Manaus.
O senador destacou que a operação resultou na descoberta de 50 pistas de pouso clandestinas, dentre as quais 15 já dinamitadas, e na apreensão de 19 aviões de pequeno porte, que transportavam a pasta de coca.
Ele disse que a ação faz parte da Operação Porteira Fechada Norte, planejada sigilosamente pela Comissão de Segurança Nacional, e envolve o fechamento de vias fluviais da Amazônia, por onde costuma ser escoada a droga de colombianos, e a utilização de um sistema de controle do abastecimento de aviões que sobrevoam a floresta.
- A operação resultou de uma ação bem planejada, integrando esforços e recursos de diversos setores governamentais, inclusive das Forças Armadas, o que muito concorreu para emprestar-lhe a consistência e o apoio indispensáveis para que obtivesse o êxito que vem alcançando. Ela resgata os brasileiros do temor de ver a Amazônia consolidar-se como rota de tráfico internacional de drogas - acentuou.02/07/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ODACIR SOARES ELOGIA MEDIDAS CONTRA FILAS EM HOSPITAIS PÚBLICOS
JUCÁ ELOGIA AÇÃO DO BASA NO DESENVOLVIMENTO DA AMAZÔNIA
Carlos Bezerra cobra mais ação do Itamaraty contra o tráfico de mulheres
CABRAL PEDE AÇÃO CONTRA A PRÁTICA DE BIOPIRATARIA NA AMAZÔNIA
Alckmin elogia ação da Polícia Civil contra o crime organizado
Suassuna elogia Jungmann por ação imediata contra seca nordestina