Jucá elogia ação do Fundescola



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) disse que o hábito de se criticar o governo e organismos multilaterais, como o Banco Mundial, está impedindo que o país perceba a importância de alguns programas de governo feitos com apoio desses organismos. Segundo ele, o Fundo de Fortalecimento das Escolas (Fundescola), do Ministério da Educação, desenvolvido com apoio do próprio Banco Mundial, é um dos programas que merecem atenção, pelo desenvolvimento que tem levado ao ensino fundamental nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Jucá elogiou o Ministério da Educação e explicou que o Fundescola está atuando exatamente no que é historicamente considerado como "gargalo da melhoria do ensino": infra-estrutura escolar, aperfeiçoamento do corpo docente e gerenciamento das atividades educativas. O Fundescola estimula também a participação da comunidade, levando os pais a acompanhar de perto o aprendizado dos filhos.

O Fundescola procura criar, desenvolver e manter os chamados Padrões Mínimos de Funcionamento das Escolas, explicou o senador. Um dos subprogramas do Fundescola é o Programa Dinheiro Direto na Escola, criado em 1995 pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O Dinheiro na Escola cria um começo de autonomia gerencial dos estabelecimentos de ensino e reforça a participação da comunidade, que pode inclusive fiscalizar de perto como são aplicados os recursos.

Jucá chamou a atenção, principalmente, para a atuação do Fundescola nas áreas rurais, em assentamentos, em terras indígenas e em terras remanescentes de quilombos. Citou as cidades de Sítio do Mato e Carinhanha, na Bahia; Porto das Folhas, em Sergipe; e Monte Alegre de Goiás, todas áreas remanescentes de quilombos. Outros programas beneficiados pelo Fundescola, citados por Jucá, são o Escola Ativa, o Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação), o Programa de Gestão de Aprendizado Escolar (o Gestar), o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), o Projeto de Melhoria da Escola (PME) e outros, todos eles com impacto positivo sobre a realidade educacional em áreas carentes.



04/04/2002

Agência Senado


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