Jucá elogia criação de escritório do Iphan em Boa Vista



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) registrou sua satisfação com a instalação em Boa Vista (RR), a seu pedido, de um escritório sub-regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura. A presença de técnicos do instituto na capital de Roraima garantirá, a seu ver, melhor manutenção de monumentos e sítios históricos do estado.

- A iniciativa é digna de todos os elogios, uma vez que, por exemplo, as ruínas do sítio histórico do Forte São Joaquim, já tombadas pelo estado, merecem também o tombamento a nível nacional, haja vista sua importância na ocupação lusitana da Amazônia - afirmou o senador.

Jucá ressaltou que o Iphan, mesmo diante de "adversidades orçamentárias e burocráticas", vem cumprindo, dentro do possível, o seu papel na preservação do acervo nacional - muitas vezes, como ressaltou, vítima da corrosão do tempo e até da ação de bandidos, que furtam peças preciosas de igrejas, conventos e museus. A criação do escritório em Roraima, na sua opinião, é mais um passo no sentido da preservação da história brasileira.

- Medidas como essa ajudarão a impedir a destruição, pela ação do tempo, e a dilapidação, pela ação dos bandidos, do que há de mais bonito, artística e culturalmente, em nosso país, antes que seja tarde demais - disse Jucá.



28/07/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia prefeitura de Boa Vista por ter programa reconhecido

Iphan cria zona de proteção para preservar vista das áreas tombadas em Brasília

Romero Jucá elogia criação de microcrédito para pequenas empresas

JUCÁ QUER ESCRITÓRIO DO ITAMARATY EM MANAUS

ROMERO JUCÁ EXALTA TRABALHO DO IPHAN

Jucá defende a instalação de uma agência do Iphan em Roraima