ROMERO JUCÁ EXALTA TRABALHO DO IPHAN
As atribuições do IPHAN, informou o senador, cobrem um universo amplo e diversificado. Suas ações vão desde identificar, restaurar, preservar e fiscalizar bens físicos, paisagísticos, arqueológicos e intelectuais, chegando até a administração de bibliotecas. Para este trabalho, o instituto conta com 14 superintendências regionais e 19 sub-regionais.
Romero Jucá lembrou que o Brasil possui nove relíquias que integram o Patrimônio Mundial da Humanidade: o conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto (MG); o centro histórico de Olinda (PE); os remanescentes da Igreja de São Miguel das Missões (RS); o centro histórico de Salvador (BA); o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos (MG); os sítios arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI); o conjunto urbanístico, arquitetônico e paisagístico de Brasília; o Parque Nacional do Iguaçu (PR); e o centro histórico de São Luís (MA).
- Cuidar desse valioso acervo da memória nacional e preservar a integridade de seus bens ultrapassa os limites de uma tarefa meramente burocrática ou administrativa. Torna-se uma função social verdadeiramente obrigatória. É por isso que a atuação de um órgão como o IPHAN deve ser ressaltada e valorizada por esta Casa - afirmou o senador.
25/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
Romero Jucá elogia trabalho do TCU
Romero Jucá destaca importância do trabalho do TCU
Romero Jucá destaca importância do combate ao trabalho infantil
Romero Jucá anuncia ajustes em proposta contra discriminação da mulher no mercado de trabalho
Jucá defende a instalação de uma agência do Iphan em Roraima
Jucá elogia criação de escritório do Iphan em Boa Vista