Jucá elogia documento da CNBB sobre as eleições



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou o papel da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formação democrática do povo brasileiro nos últimos 50 anos. Ele destacou publicação recente da entidade, intitulada "Eleições 2002 - Propostas para Reflexão", que tem o objetivo de servir como subsídio para as comunidades católicas, com vistas a uma participação efetiva delas no processo eleitoral e no debate político.

- Nesses 50 anos, a CNBB publicou muitos e importantes documentos sobre temas de natureza política e social, contribuindo para uma maior participação de todos os brasileiros nos processos de aperfeiçoamento da sociedade. Precisamos refletir sobre os rumos do Brasil, sobre as transformações necessárias para construirmos uma sociedade mais democrática, mais justa, participativa, solidária e pluralista - declarou Jucá.

Entre os aspectos apontados pela CNBB para reflexão, Jucá apontou a necessidade de se oferecer maior garantia aos Direitos Humanos, principalmente às mulheres pobres, já que cresce o número de lares em que elas são as responsáveis exclusivas pelo sustento da família.

Outro grupo abordado no documento da CNBB que merece atenção especial nas eleições deste ano, na opinião do senador, é o dos jovens, que encontram grande dificuldade para obter o primeiro emprego. Segundo Jucá, a inserção no mercado de trabalho é um fator importante para que os jovens tenham melhor perspectiva de vida e para que não entrem no mundo das drogas e do crime.

- O trabalho realizado pela CNBB nos dá a garantia de que o ensinamento social da Igreja, à luz do Evangelho, continuará a ser realizado em benefício do Brasil, em benefício da democracia e em benefício de um mundo mais fraterno - afirmou Jucá.



24/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel elogia documento da CNBB sobre eleições

Lucio Alcântara elogia documento da CNBB sobre eleições de 2002

Jucá elogia condução das eleições pelo TRE de Roraima

Justiça Eleitoral faz campanha para divulgar decisão sobre documento único nas eleições

Jucá diz que decisão sobre 'royalties' deve ficar para depois das eleições.

Jucá defende fim das eleições proporcionais e apóia decisão do STF sobre fidelidade partidária