Marco Maciel elogia documento da CNBB sobre eleições



O senador Marco Maciel (PFL-PE) elogiou, em pronunciamento nesta quarta-feira (13), declaração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) sobre o momento eleitoral. Em documento intitulado "Eleições 2006", que, segundo o parlamentar, "interessa não somente aos católicos, mas à sociedade como um todo", a entidade aborda "o desencanto e a decepção com a política", mas conclama a população a não se omitir e a "buscar candidatos idôneos, com propostas sérias".

De acordo com a própria CNBB, em nota divulgada na última segunda-feira (11) e que será publicada na íntegra nos Anais do Senado a pedido de Marco Maciel, o documento "oferece propostas para um projeto de Nação e para a escolha de candidatos/as, baseada em pressupostos éticos". O senador destacou o trecho que afirma que "a ética pública diz respeito não só à superação da corrupção, mas, de modo especial, à configuração das relações sociais segundo os princípios da justiça, com oportunidades de vida para todos, especialmente para os pobres".

Em seu discurso, Marco Maciel abordou também a problemática da criação dos tribunais constitucionais, um "novo poder acrescentado à estrutura do Estado" em diversos países após a 2ª Guerra Mundial.

- Eles são cortes especiais que procuram manter a eficácia das respectivas constituições, por meio da hermenêutica, adaptando-as às rápidas transformações por que passam as sociedades. A concepção desse "quarto poder" se baseia na constatação de que os textos constitucionais não são apenas instrumentos jurídicos, mas também o mecanismo político que mantém viva a prática constitucional, dispensando o recurso às constantes mudanças, por intermédio do oneroso recurso às emendas constitucionais que tornam os textos dessa natureza cada vez mais conflitivos, geram dúvidas e instabilidade jurídica - explicou.

Marco Maciel lembrou que o "quarto poder" do Estado, o Moderador, também chamado de "Poder Real", definido por Benjamin Constant de Rebecque, foi instituído no Brasil pela Constituição de 1824.



13/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia documento da CNBB sobre as eleições

Lucio Alcântara elogia documento da CNBB sobre eleições de 2002

Marco Maciel elogia campanha da CNBB

Marco Maciel elogia livro sobre arbitragem comercial

Marco Maciel: carta da CNBB a Lula poderia ser dirigida a todas as instituições públicas

Marco Maciel elogia exposição em Nova York sobre presença judaica em Pernambuco