Jucá elogia empresas de transporte terrestre de passageiros
O senador Romero Jucá (PMDB-AP) elogiou o trabalho realizado pela Associação Brasileira de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), que reúne as empresas de ônibus que fazem o transporte intermunicipal e interestadual no Brasil.
- As ferrovias de transporte de passageiros praticamente desapareceram, as passagens aéreas são muito caras para o brasileiro comum, o que torna as empresas de ônibus responsáveis por 95% dos deslocamentos intermunicipais e interestaduais do país - disse.
Jucá acrescentou que só o setor de transportes interestaduais gera cerca de 70 mil empregos diretos em 200 empresas. -São empresas que movimentam 14 mil ônibus e possuem faturamento anual de R$ 1,7 bilhão. Os dados referentes ao transporte intermunicipal são ainda mais expressivos, mas não estão disponíveis-, afirmou o senador.
Apesar da importância do setor, os empresários de ônibus recebem pouco apoio e atenção do governo, o que vem refletindo no declínio lento, mas constante, do número de passageiros transportado e na queda progressiva do faturamento das empresas.
- O estado geral das estradas federais brasileiras é de todo conhecido. A má conservação, além de ocasionar o desgaste prematuro dos ônibus, reduz drasticamente a segurança da viagem. Há também a questão da violência nas estradas, os assaltos a ônibus e o roubo dos próprios veículos para desmanche ou revenda - analisou o senador.
03/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá quer transporte urbano de passageiros com qualidade
Augusto Botelho quer novas empresas em transporte interestadual de passageiros
Empresas de transporte de passageiros precisam quitar multas para renovar certificado, diz AGU
ANTT regula o setor de transporte terrestre
STF garante cobrança sobre operações de transporte terrestre
Audiência pública debate tarifas de transporte terrestre interestadual