Jucá quer transporte urbano de passageiros com qualidade



O transporte coletivo urbano, principalmente nas grandes cidades, deve receber, na opinião do senador Romero Jucá (PSDB-RR), prioridade dos poderes públicos e dos empresários do setor, tendo em vista seu amplo alcance social e a sua importância para a redução tanto da poluição como do consumo energético do país.

Jucá defendeu maior qualidade nos serviços oferecidos pelas empresas de transportes urbanos de passageiros, como forma de atrair um contingente maior de usuários, incluindo aqueles que têm carro próprio.

O senador reconhece que o serviço de transporte coletivo melhorou muito no país nos últimos anos. Mas, a seu ver, ainda há muita coisa por fazer. O primeiro passo, observou, seria a adoção de um novo estilo de gestão nas empresas e organizações públicas ligadas ao transporte coletivo urbano, que coloque o foco das atividades empresariais no cliente, e não apenas no serviço oferecido, conforme admite, segundo o senador, a própria Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (ANTU).

Romero Jucá defendeu, ainda, o aumento da fiscalização nos veículos considerados piratas, e maior segurança para os passageiros. Ele lembrou que a ocorrência de assaltos dentro dos ônibus vem se tornando corriqueira, e já é apontada como o principal problema no transporte coletivo.

Jucá informou, entretanto, que algumas medidas destinadas a combater os assaltos a ônibus já começam a ser implantadas por empresários, como instalação de câmeras de vídeo dentro dos veículos, policiamento ostensivo e preventivo, além da criação de delegacias especializadas em investigação dos assaltos a ônibus, como a existente em Salvador (BA).



13/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia empresas de transporte terrestre de passageiros

Jorge Viana quer discutir falência do sistema de transporte urbano

Augusto Botelho quer novas empresas em transporte interestadual de passageiros

Tebet quer transporte público de qualidade e barato

Dilma anuncia investimento de R$ 32 bilhões em transporte urbano

Governo investirá R$ 30 bilhões em obras de transporte urbano