Augusto Botelho quer novas empresas em transporte interestadual de passageiros



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) pediu nesta sexta-feira (19), em Plenário, que o Congresso Nacional se mobilize para conseguir a realização de licitações para habilitação de novas empresas de ônibus de transporte interestadual de passageiros. Na sua opinião, os parlamentares devem combater o que ele considera uma omissão do Ministério dos Transportes e da Agência Nacional de Transportes Terrestres, uma vez que, por exemplo, há 20 anos não é realizado um procedimento licitatório desses em Roraima.

Botelho lembra que o problema atinge todo o Brasil, mas que em Roraima o monopólio no transporte de passageiros entre os estados é especialmente grave, situação que contraria os preceitos constitucionais. O senador informou que uma única empresa domina há duas décadas a linha Boa Vista-Manaus, uma das mais importantes do estado.

- Outras empresas que possuem capacidade de prestar o mesmo serviço estão excluídas do mercado - afirmou.

O senador informou inclusive que o Ministério Público vem se manifestando com finalidade de obter ordem judicial no sentido de realização de licitação.O objetivo, diz Botelho, é conseguir melhores serviços com melhores preços. Augusto Botelho informou que foi firmado inclusive acordo entre o Ministério Público de São Paulo e o Ministério dos Transportes determinando a realização de estudo que servirá de base para realização de licitação nas 50 maiores linhas operadas por uma única empresa. Mas o senador não considera justo que a carente população de Roraima seja obrigada a aguardar a realização desses estudos.



19/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


ANTT publica documentos do plano de outorgas de transporte interestadual de passageiros

REDUÇÃO DE ICMS PARA TRANSPORTE INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS SERÁ DEBATIDO NA CAE

REDUÇÃO DE ICMS PARA TRANSPORTE INTERESTADUAL DE PASSAGEIROS SERÁ DEBATIDO NA CAE

Paim comemora decisão do STF que garante gratuidade no transporte interestadual de passageiros idosos

Empresas de transporte interestadual devem criar SAC até agosto

Jucá elogia empresas de transporte terrestre de passageiros