Jucá elogia programa de qualificação do trabalhador lançado pela ANP
O Programa de Recursos Humanos para o Setor de Petróleo e Gás (PRH-ANP), lançado em 1999 pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), foi elogiado pelo senador Romero Jucá(PSDB-RR). O objetivo do PRH-ANP é implementar, em universidades e escolas técnicas, programas de ensino e pesquisas voltados para o setor, através de um sistema de bolsas que estimulem professores e estudantes para a área. O programa visa também formar parcerias com a ANP e empresas de energia fóssil.
Romero Jucá argumentou que a qualificação do trabalhador otimiza o potencial produtivo do Brasil, frisando que é um dever de toda organização, seja governamental ou privada, capacitar o trabalhador em todas as atividades que estimulem o desenvolvimento econômico. Esta qualificação, afirmou o senador, torna ativa a participação do país no comércio globalizado, para o que contribuem iniciativas como a da ANP.
Uma das vertentes do PRH-ANP citadas por Jucá foi a criação de 36 programas voltados para os profissionais de nível superior, com a participação de 23 universidades de 13 estados. Na vertente voltada para a educação profissional de nível técnico, o senador disse que desde o ano passado estão sendo implementados cursos regulares em oito instituições, com a concessão de cerca de 600 bolsas de estudo.
Estas realizações, segundo ele, contribuem para a integração ativa do país no setor petrolífero mundial.
- Nosso rico parque mineral somente reverterá em riqueza real para os brasileiros se formos capazes, pela capacitação técnica de nossa gente, de oferecer ao mercado global produtos e serviços de primeira linha, com alto valor agregado - finalizou.
27/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Programa de qualificação do trabalhador ganha reforço
Alcântara elogia Programa Telecomunidade, lançado por FHC
Jorge Viana elogia programa Mais Médicos lançado por Dilma
Cyro Miranda elogia Programa Bolsa Futuro lançado em Goiás
Humberto Costa elogia programa lançado pelo governo para combate às drogas
Wilson Santiago comemora diminuição da miséria e elogia programa lançado por Dilma Rousseff