Jorge Viana elogia programa Mais Médicos lançado por Dilma



O senador Jorge Viana (PT-AC) elogiou em Plenário nesta terça-feira (9) o programa Mais Médicos, lançado na segunda-feira (8) pela presidente Dilma Rousseff, dentro do Pacto Nacional pela Saúde. O programa prevê a contratação de médicos para atuar na atenção básica à saúde em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Os interessados podem ser formados no Brasil ou no exterior, inclusive estrangeiros.

Para Viana, o programa vem atender a uma das principais demandas da população hoje em dia: a melhoria da qualidade do serviço prestado na saúde pública. Ele lembrou que as manifestações do mês passado e as pesquisas realizadas durante as eleições mais recentes colocavam um atendimento melhor na área da saúde no topo da lista de reivindicações da sociedade.

- Com a ascensão da população para a classe média e as políticas sociais bem colocadas do governo temos um aumento da longevidade da população. Mas viver mais com saúde debilitada, com o SUS com problemas, com a falta de médico, não é viver mais. É sofrer mais – ponderou.

O senador disse que a situação da saúde pública no país é gravíssima e alertou que, com o envelhecimento da população, o cenário fica ainda pior. Isso porque nos últimos anos de vida a pessoa costuma gastar mais com atendimento de saúde do que gastou na vida inteira.

Jorge Viana relatou que em seu estado, o Acre, a situação é ainda mais complicada, devido a existência de municípios isolados em meio à Floresta Amazônica. A solução do governo do estado – o senador foi governador do Acre de 1999 a 2007 – foi investir em hospitais e prontos-socorros e abrir uma faculdade de Medicina na Universidade Federal do Acre. A faculdade, informou o senador, hoje conta com residência e mais de 11 especializações e ajudou a aumentar a presença de médicos na região.

Em aparte, o senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou que as regras do programa da presidente Dilma, enviadas ao Congresso Nacional na forma da MP 621/2013, ainda devem ser analisadas por uma comissão mista e apreciadas nos Plenários da Câmara dos Deputados e do Senado. Dessa forma, as entidades representativas dos médicos, que fizeram críticas ao programa, poderão opinar nas audiências públicas e apresentar sugestões sobre os pontos com os quais não concordam.



09/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jorge Viana elogia discurso da presidente Dilma Roussef na Assembleia-Geral da ONU

Wilson Santiago comemora diminuição da miséria e elogia programa lançado por Dilma Rousseff

Jorge Viana elogia programa Senado Jovem Brasileiro

Jorge Viana elogia programa de concessões do governo para ampliar investimentos em logística

Suplicy elogia programa Mais Médicos do governo federal

Ruben Figueiró elogia Programa Mais Médicos, mas pede compra de equipamentos hospitalares